COTIDIANO
Tribunal Internacional faz contato com filho de Khadafi
Eles negociam possível possível rendição ao tribunal, que o procura por crimes contra a humanidade.
Publicado em 29/10/2011 às 8:00
O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) afirmou ontem que mantém "contatos informais" com Saif al Islam, filho do ditador líbio Muammar Khadafi, sobre sua possível rendição ao tribunal, que o procura por crimes contra a humanidade. "Estamos em contato informal com Saif através de intermediários", declarou o promotor Luis Moreno Ocampo, citado em um comunicado. "O gabinete do promotor disse claramente que, se ele se render ao TPI, terá direito de ser ouvido ante ao tribunal e será inocente até que se prove o contrário", disse.
Geralmente apresentado como o futuro sucessor do pai, Saif al Islam ("Espada do Islã" em árabe) é o primeiro filho de Khadafi com a segunda mulher, Safiya Farkash. Tendo prometido "banhos de sangue" no início das revoltas contra o regime líbio, atualmente é procurado pelo TPI por crimes contra a humanidade.
Ele está sendo procurado desde que as forças do governo interino líbio na última quinta-feira tomaram controle da cidade de Sirte, terra natal de seu pai, operação na qual também capturou Khadafi, que acabou sendo morto.
A informação chega no mesmo dia em que o jornal francês "Le Figaro" disse que o filho primogênito de Khadafi entrou na quinta-feira no Níger graças à proteção de um chefe tuaregue rebelde.
Segundo fontes não identificadas pela publicação, o filho do ditador líbio havia se escondido no sul da Líbia antes de atravessar a fronteira com o Níger graças à ajuda de Agaly Alambo, chefe do Movimento Nigerino para a Justiça.
Comentários