CULTURA
Cirque du Soleil volta ao Nordeste
Espetáculo entra em cartaz na próxima sexta-feira e fica até o dia 22 de abri.
Publicado em 25/03/2012 às 11:21
Na linguagem cigana, a expressão "Varekai" significa “onde quer que seja”, destinado aos eternos viajantes. Esta homenagem à alma nômade e ao espírito da tradição circense está condensado no espetáculo do Cirque du Soleil, criado e dirigido por Dominic Champagne e inédito no Brasil, que entra em cartaz no Recife no próximo dia 30, na av. Boa Viagem, e fica até o dia 22 de abril.
A história de Varekai tem início nos recantos celestes, onde surge um jovem em queda. Atirado para as profundezas de uma floresta mágica, um mundo caleidoscópico habitado por criaturas que apenas a trupe canadense é capaz de conceber, o rapaz inicia sua nova jornada.
Vindo da mitologia grega, o protagonista é baseado na história de Ícaro, que, ao voar rumo ao sol, tem suas asas feitas de cera derretidas, caindo no mundo (no caso do palco do Cirque du Soleil, o mundo mágico Varekai).
A apresentação desvenda um outro lado do mito, deixando de fora: "o que aconteceu com Ícaro depois da sua queda do céu?"
O público brasileiro, que já presenciou espetáculos como Saltimbanco (2006), Alegría (2007-2008) e Quidam (2009-2010), acompanhará novamente a fusão de teatro, dança, música e acrobacias da companhia de Montreal.
Mais de oito milhões de pessoas em todo o mundo já assistiram a Varekai, que já foi apresentado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília para mais de 500 mil pessoas. A capital pernambucana, que hospedou Quidan em 2010, é a 5ª a receber o espetáculo, que depois seguirá para as cidades de Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
“É importante oferecer um conteúdo diferenciado ao público brasileiro, cada vez mais exigente por grandes novidades", afirma Fernando Alterio, Presidente da Time for Fun, realizador do espetáculo no Brasil. “Varekai se encaixa nessa proposta, já que traz um Cirque du Soleil mais ousado em seus números e, ao mesmo tempo, atual em sua linguagem que conquista fãs no mundo inteiro”.
“Investir no retorno do Cirque du Soleil ao Brasil, pelo quarto ano consecutivo, faz parte de nosso posicionamento em aliar a marca Bradesco com momentos especiais ligados à cultura, ao entretenimento e às artes", aponta Jorge Nasser, diretor de marketing do banco patrocinador.
GUARDA-ROUPA
O figurino de Varekai conta com mais de 130 peças de roupas criadas pela Eiko Ishioka, cujo portfólio inclui o desenho de figurinos para cinema, teatro e ópera. O seu premiado trabalho poderá ser apreciado em produções hollywoodianas como o Drácula de Bram Stoker (1992), adaptação de Francis Ford Coppola. Foi o próprio cineasta norte-americano que a convidou para assistir a um espetáculo do Cirque du Soleil pela primeira vez.
Varekai foi a primeira e única incursão da designer japonesa no mundo circence, já que ela morreu recentemente, no mês de janeiro.
Algumas das roupas multicoloridas poderão ser conferidas em uma exposição gratuita no Shopping Center Recife.
Ao lado das detalhadas peças se encontram textos fornecendo as características do tecido (lycra, espuma, veludo, couro, entre outros) e dos personagens. A mostra ainda traz fotografias dos artistas em cena e croquis originais da Eiko Ishioka.
Comentários