icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Agda Aquino mostra porque Michael Jackson é "um ídolo da moda"

Era um artista fenomenal, que, entre outras coisas, mudou para sempre o jeito de fazer videoclipes e deixou sua marca registrada na moda.

Publicado em 04/07/2009 às 7:03

Agda Aquino*, especial para o Paraíba1

Michael Jackson tinha lá seus problemas que podem, de certa forma, ter colaborado com sua morte prematura. Mas era um artista fenomenal, que, entre outras coisas, mudou para sempre o jeito de fazer videoclipes e deixou sua marca registrada na moda. Quando subia aos palcos ou mesmo quando planejava os famosos clipes que marcaram época, o cantor fazia questão de pensar estrategicamente em todos os figurinos.

No começo da carreira, ainda com os irmãos no Jackson Five, o cabelo black power e as calças boca-de-sino características dos anos 70 eram presentes. No início da carreira solo, Michael seguiu o estilo comportado, com paletós pretos e gravatas borboleta, mas isso duraria pouco tempo. No começo dos anos 80, com o clipe de

“Billie Jean”, ele antecipou a moda do blazer e da calça de couro para os homens, além de quebrar o tabu do uso de cor de rosa para os rapazes. Era só o começo.
“Triller” chegou para marcar de vez o estilo do artista, com as roupas de couro vermelho e a jaqueta com ombreiras, cheia de brilhos, que rapidinho se transformaria em uma febre de vendas.

Daí em diante foi uma sucessão de vestimentas marcantes, como no tempo de “Bad”, com muitas amarras, cintos nas pernas, tachinhas, luvas e munhequeiras, num visual mais bad boy mesmo. Depois veio a fase de muito dourado com preto, no auge de “We are the world”.

Foi a partir de “Moonwalker” que ele aderiu de vez ao look gangster moderno, com cortes clássicos e chapéus estilosos, que o acompanhariam o resto da vida. A calça justa e um pouco coronha além das meias brilhantes também nunca mais sairiam do guarda-roupa do cantor.

Foi a época dos ternos impecáveis. Anos depois, Michael daria uma amenizada no visual ao aderir à camiseta branca e calça preta, como em “Black and White”, mas a classe e a elegância próprias o acompanhariam até o fim.

E não é só isso, tiveram também as luvas, os tecidos inteligentes para deixá-lo dançar mais livremente, os vários acessórios... enfim, figurinos para ficarem na história, assim como o talento inegável de Michael Jackson.
Quer relembrar alguns dos figurinos marcantes do artista? Então confira estes álbuns:

Aqui você vê fotos dos figurinos famosos dos videoclipes

Aqui você acessa imagens históricas do cantor como ícone da moda

* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Desing de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp