icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vagas temporárias para o comércio terão disputa acirrada no Natal

Setor vai priorizar experiência com redução da metade das contratações no final deste ano.

Publicado em 27/10/2015 às 8:00

A disputa pelas vagas temporárias para o Natal será mais acirrada este ano no comércio paraibano. Segundo especialistas, a queda no número de vagas poderá chegar a 50% comparado ao ano anterior. Os lojistas admitiram que as poucas vagas remanescentes serão priorizadas para vendedores com experiência, para ser possível dispensar o período de treinamento e trazer mais economia para a empresa. Por isso, quem está na briga por uma colocação deve ser persistente.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas na Paraíba (FCDL-PB), José Lopes, afirmou que este cenário retrata as poucas vendas registradas ao longo de 2015. “Geralmente se começava a contratar em outubro, mas com as dificuldades deste ano isso deve ocorrer mais tarde”.
O gerente da loja Cattan do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, José Mamede de Carvalho, afirmou que já selecionou pessoal temporário, mas a nova equipe só vai começar a trabalhar em dezembro. “Se no ano passado contratamos cerca de sete pessoas, este ano vamos chegar a três ou, no máximo cinco”, destacou.

Em Campina Grande, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL-CG), José Artur de Almeida, frisou que este ano haverá uma retração significativa no número de oferta de empregos. “Deveremos ficar com um percentual de 40% do que foi realizado em 2014”.

O subgerente da Casa Pio Calçados, em João Pessoa, Luiz Carlos Ferreira, salientou que este ano deverá convocar metade do pessoal para trabalho temporário. “Só vamos querer gente com experiência para começar somente em dezembro”.

A psicóloga do trabalho que atua em uma empresa de empregabilidade em João Pessoa, Maria Helena Morais, destacou que, apesar do número menor de oportunidades, os candidatos não devem desistir. “A pessoa que busca uma vaga tem que se mostrar comprometido com seus objetivos, procurar as empresas pessoalmente, entregar currículo e mostrar interesse em ocupar a vaga. Tem pessoa que nos procura, mas quando ligamos pela manhã está dormindo ou com o celular desligado. Tem que ficar 24 horas atento aos contatos fornecidos à empresa”, alertou.

Dicas para quem procura trabalho temporário

Não desanimar e insistir na procura;
Entregar currículo enxuto e objetivo;
Apresentar-se de forma adequada à empresa;
Mostrar interesse em ocupar a vaga ao falar com algum profissional da empresa;
Na primeira oportunidade recebida mostrar-se proativo;
Manter fluência em se comunicar e adotar sempre boas maneiras ao tratar com terceiros;
Ficar sempre atento às chamadas de celulares e mensagens de e-mail;
Mostrar-se disponível para conversar sempre que a empresa necessitar;

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp