VIDA URBANA
PRF registra 75 acidentes e uma morte no feriadão
Números apontam também 54 pessoas feridas. Para PRF, saldo da Operação Semana Santa foi positivo.
Publicado em 22/04/2014 às 15:06
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta terça-feira (22) o resultado da Operação Semana Santa 2014, realizada da quinta-feira (17) até a segunda-feira (21). Durante todo o período da operação, uma morte foi registrada em todo o estado. Ela aconteceu na sexta-feira (18) em um acidente envolvendo um veículo de passeio e uma motocicleta, no qual o motociclista de 29 anos acabou perdendo a vida.
Em números absolutos, foram registrados durante os cinco dias da operação 75 acidentes, 54 pessoas feridas e uma pessoa morta.
Para a PRF o saldo da operação foi positivo, considerando o intenso fluxo de veículos. Ainda segundo a corporação, o retorno dos carros que tinham deixado João Pessoa com destino ao interior gerou lentidão nas rodovias.
Como os períodos das operações de 2014 e 2013 foram diferentes e um dos fatores de grande influência nas ocorrências de acidentes de trânsito é o crescimento da frota veicular, a PRF utiliza indicadores operacionais para medir e acompanhar a evolução dos acidentes de trânsito.
Entre os feriados de Semana Santa de 2013 e 2014, a frota veicular nacional teve um crescimento aproximado de 7,8%. Ao considerar este crescimento e o maior período da operação em 2014, os indicadores operacionais da PRF apresentaram quedas de 13% (acidentes), 21,4% (feridos) e 87,6% (mortos).
Fiscalização
Durante os cinco dias da operação, 3,5 mil pessoas e veículos foram fiscalizados, 522 condutores foram multados, 1.109 testes de etilômetro foram realizados, 32 pessoas foram autuadas e nove foram presas pela mistura álcool e direção. Outras três pessoas foram presas, dois procurados pela justiça e um homem por porte ilegal de arma de fogo.
Os radares da PRF registraram 939 infratores acima do limite de velocidade. As multas por excesso de velocidade variam de R$ 85,13 até R$ 574,62.
Segundo a PRF, a falta de atenção dos condutores e a imprudência na manutenção da distância de segurança foram responsáveis por 15 acidentes, todos colisões traseiras, no retorno do feriado. Este número corresponde a 52% dos acidentes registrados pela PRF no último dia da operação.
Comentários