POLÍTICA
'Comissão da Verdade' ouve estudantes
Comissão Estadual da Verdade da Paraíba ouve hoje, em João Pessoa, cinco paraibanos presos no Congresso da UNE, em 1968.
Publicado em 15/10/2013 às 6:00
A Comissão Estadual da Verdade da Paraíba ouve hoje, em João Pessoa, cinco paraibanos presos no Congresso da UNE, realizado em Ibiúna (São Paulo), em outubro de 1968. A audiência pública está prevista para as 14h, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba.
Segundo o presidente da Comissão, Paulo Giovani, 25 estudantes de universidades paraibanas e nove paraibanos que estudavam em universidades de outros Estados participaram do congresso clandestino que resultou na prisão de mais 700 jovens por soldados da Força Pública e policiais do Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Serão ouvidos o ex-reitor da UFPB, Jáder Nunes, estudante, à época, da Universidade Federal de Pernambuco; José de Arimatéia Bezerra, ligado ao PCB e estudante da UFPB; o professor da pós-graduação em Direitos Humanos da UFPB Rubens Pinto Lyra; e as então estudantes da Universidade Regional do Nordeste (Urne, hoje UEPB) Cacilda Filomena e Maria de Nazaré Coelho.
Comentários