CULTURA
Algodão colorido da PB é destaque na principal feira de moda de Paris
Prêt à Porter de Paris, recebeu só no último fim de semana cerca de 44 mil visitantes e mais de mil jornalistas.
Publicado em 12/09/2009 às 7:01
Agda Aquino*
Especial para o Paraiba1
A edição primavera/verão 2009 da Prêt à Porter de Paris, a mais importante feira internacional de moda do mundo, aconteceu no final de semana passado e teve como um dos destaques a moda sustentável produzida no Brasil. Entre as grandes atrações estava o algodão colorido da Paraíba, o algodão ecologicamente correto que já nasce tingido e dispensa o uso de corantes.
Desenvolvido pela Embrapa da Paraíba, a fibra do algodão colorido é obtida de plantas cultivadas em lavouras praticamente livres de produtos químicos, sem exploração da mão-de-obra infantil, agregando valor à produção.
As dez empresas do consórcio geram atualmente 200 empregos diretos nas fábricas localizadas na região de Campina Grande e dão trabalho a outras 220 mulheres da terceira idade, que trabalham na confecção de artesanato. Existem hoje duas cores básicas do algodão, o marrom (ou rubi) e o verde.
E foi rápido para que esse produto ganhasse destaque nas grifes. O primeiro grande estilista brasileiro a apostar no algodão colorido da Paraíba foi o mineiro Ronaldo Fraga, que ainda em 2004 usou o tecido na sua coleção de inverno desfilada nas passarelas do São Paulo Fashion Week.
De lá pra cá a visibilidade do produto só faz crescer. Com o destaque do Prêt à Porter de Paris, que recebeu só neste final de semana cerca de 44 mil visitantes e mais de mil jornalistas, o reconhecimento da importância social e ecológica desse produto só tem a crescer.
Quer saber mais sobre o a Prêt à Porter Paris? Então acesse o site oficial no link http://www.pretparis.com/
* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Design de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.
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