ESPORTES
Campinense busca seu 17º Campeonato Paraibano
Campinense enfrenta o Sousa neste domingo en busca de seu 17º título; Souza está atrás do terceiro
Publicado em 06/05/2012 às 8:00
Quando os garotos do Colégio Pio X comemoraram o título da Liga Parahybana de Futebol, em 1917, nem de longe poderiam imaginar que estariam escrevendo a história. Aquele ano, salvo algumas controvérsias, marca o primeiro campeonato de futebol reconhecido na Paraíba.
É bem verdade que antes disso aconteceram outros torneios.
Mas eram laboratórios e, talvez pela falta de registros mais precisos, não entraram na galeria dos campeões estaduais.
Daquele longíquo 1917 até aqui foram 92 campeonatos. Alguns não realizados, como em 1922 (o Pytaguares, campeão do Torneio Início, para muitos é o campeão do ano). Em 1930, por causa da Revolução Brasileira, o certame também não aconteceu, assim como em 1951.
Em outros anos o campeonato começou, mas simplesmente não terminou. Isso aconteceu em 1975, quando Botafogo e Treze foram declarados campeões pela FPF; e em 1985, esse sim, sem nenhum campeão oficial.
Histórias à parte, o Campinense busca hoje os seu 17º caneco. Também é do Rubro-Negro uma marca histórica: o hexacampeonato de 1960 a 1965. Já o Sousa, se conseguir vencer a segunda fase e forçar uma finalíssima, vai correr atrás de seu terceiro título. De qualquer forma, o Dinossauro já é o melhor time da história fora do eixo João Pessoa-Campina.
Comentários