VAMOS TRABALHAR
Concurso de Cabedelo completa um ano sem expectativa de homologação
Ministério Público aguarda decisão da Justiça sobre pedido de anulação. Aprovados querem contratações.
Publicado em 17/03/2011 às 15:48
Karoline Zilah
O concurso da Prefeitura de Cabedelo para 900 vagas completou, nesta semana, um ano na última terça-feira (15), desde a abertura das inscrições. Deste período, são nove meses desde que os resultados saíram e ainda não foram homologados. O 'aniversário' lembrado pelos aprovados com indignação, uma vez que ainda não foi fornecida nenhuma expectativa de contratação dos candidatos.
A situação é agravada pela demora no posicionamento da Justiça com relação a uma ação apresentada pelo Ministério Público Estadual pedindo a anulação do certame. O promotor de Cabedelo, Valério Bronzeado, recomendou que a seleção para todos os cargos fosse anulada devido a uma série de irregularidades encontradas nas provas, entre elas questões copiadas de livros e da internet.
Em uma comunidade criada no Orkut para discutir o andamento do concurso, a maioria dos candidatos reprova a ideia de anulação e apoiam a homologação imediata, no intuito de garantirem emprego e estabilidade financeira. A alegação é de que os erros foram encontrados em provas para cargos específicos, e que isso não deveria atingir os aprovados nas demais funções.
Segundo a denúncia formulada pelo MP e ajuizada na 3ª Vara de Cabedelo, as fraudes teriam sido detectatas nas provas para fiscal de obras, agente fiscal de tributos, arquiteto, cirurgião-dentista e educação básica de língua brasileira de sinais.
O caso ainda não foi julgado. Segundo o promotor Valério Bronzeado, ele teve que entrar com um recurso após a juíza Tereza Cristina Lyra Veloso solicitar que todos os candidatos prejudicados fossem integrados ao processo. "Isso iria inviabilizar totalmente a causa. Recorri ao tribunal mostrando decisões anteriores do Superior Tribunal de Justiça que dão margem para que continuemos com o processo sem precisar da participação de quase 500 pessoas", explicou o promotor.
A assessoria de imprensa do prefeito Aluísio Régis, de Cabedelo, informou que o município está aguardando uma decisão da Justiça sobre esta pendência para poder homologar o concurso e dar início às contratações.
Comentários