icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População reclama de cada vez maior espera por ônibus

 Nas áreas afastadas do Centro de JP, usuários aguardam de 30 a 40 minutos pelo coletivo  

Publicado em 21/06/2015 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 17:23

Claudivânia Jerônimo precisa chegar ao trabalho às 12h30, mas tem que sair de casa duas horas antes para não chegar atrasada. Diariamente ela sofre com a demora dos ônibus no loteamento Parque do Sol, no Valentina Figueiredo, em João Pessoa. O caso não é isolado. Usuários do transporte público coletivo reclamam do serviço em vários bairros de João Pessoa, apesar das melhorias realizadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

No loteamento Parque do Sol, ônibus é quase uma raridade, segundo o relato de Claudivânia. Ela disse que é comum passar 30, 40 minutos em pé à espera do coletivo que parece não chegar. “É uma situação complicada para quem mora nessa área da cidade. A gente tem que sair bem mais cedo de casa para não chegar atrasada no trabalho ou em outros compromissos”, afirmou. Segundo a usuária, a situação melhorou um pouco depois da implantação de um terminal de ônibus no loteamento, há cerca de dois meses. Mas aos finais de semana, esperar um ônibus na localidade é um tormento.

A demora não é o único problema para quem mora em áreas mais afastadas do Centro de João Pessoa. A comerciante Patrícia Vasconcelos precisa pegar ônibus todos os dias e sabe bem das dificuldades. Na ocasião que conversou com a reportagem, estava com o filho de três meses nos braços, torcendo para pegar um ônibus vago. “Não é só a demora. São poucas linhas que atendem essa área e isso dificulta bastante. A consequência é a superlotação no transporte coletivo”, frisou. Três linhas atendem a área: 1004, 1008 e 7120.

Se há dificuldade para ir do bairro ao Centro, a volta para casa é ainda mais complicada. De acordo com o relato de Francisco Alves, que está morando no local há dois meses, o percurso do ônibus é longo, o que torna a viagem ainda mais cansativa. “Não bastasse a superlotação, ainda tem a demora. Os ônibus daqui ainda passam pelo Colinas do Sul. Para ir do bairro ao Centro ou voltar para casa são quase 2 horas, imagine o que é isso dentro de um ônibus”, declarou.

Poderia ser uma situação isolada, mas não é. A reportagem percorreu outros bairros da cidade e constatou a mesma insatisfação. No José Américo, a manicure Danúbia Silva reclamou da demora da única linha que atende o bairro – a 107. “Eu passo muito tempo esperando o ônibus. Se ele passar em 40 minutos a gente fica feliz da vida. O normal é esperar 1h para pegar o transporte coletivo”, declarou.

No Cuiá, também na zona sul, a dona de casa Lourdes Ramalho disse que passa pelo menos 40 minutos esperando o ônibus. A cobertura da área é feita pela linha 106. Os mais corajosos preferem caminhar cerca de 2 quilômetros até a avenida principal do Geisel, onde há mais opções de ônibus. Mas esse não é o caso de Lourdes. “É uma demora grande. Moro aqui há seis anos e nunca houve melhorias”, frisou.

Semob: serviço é satisfatório no Valentina

Os problemas relatados pela população são interpretados de outra forma pela Semob, responsável pela distribuição das linhas de ônibus em João Pessoa. Segundo o superintendente Roberto Pinto, o bairro do Valentina é um dos mais bem servidos de ônibus na capital. Ele explicou que, além das linhas que passam nas ruas secundárias, há também as outras que passam nas avenidas principais.

A reestruturação das linhas do transporte público é feita com frequência, seja por estudos realizados pela própria Semob ou para atender à demanda da população.
De acordo com o superintendente, as alterações são feitas sempre com o objetivo de melhorar o atendimento nos diversos bairros da cidade. Embora tenha afirmado que Valentina é um bairro 'bem servido' de ônibus, Roberto Pinto admitiu que a localidade ainda é uma das mais problemáticas, ao lado do Bairro das Indústrias.

Segundo Pinto, no mês passado uma modificação feita na linha 107 beneficiou os usuários do transporte coletivo. Outras alterações devem ser feitas em breve naquela área. O superintendente disse ainda que o serviço de transporte coletivo acompanha o crescimento da cidade, que ganha novos loteamentos em áreas afastadas do Centro de João Pessoa. Valentina e Bairro das Indústrias se encaixam nesse perfil.

Sobre o tempo de viagem, Pinto disse que “o que a gente observa é que o problema é mais comum em horários de pico, sobretudo no início da manhã e no final da tarde. Fora desses horários, algumas linhas passam a circular com ônibus quase vazios”.

As reclamações recebidas pela Semob são, em sua maioria, provenientes das áreas periféricas da capital, onde o crescimento populacional é acentuado, segundo informou o superintendente. As mais comuns são a demora e a superlotação, além da queima de paradas.

“A gente pede que a população nos ajude com a melhoria do serviço, nos informando os problemas”, declarou.

CONTATOS
Os números disponíveis para a população são 0800 281 15 18 ou 3218-9330 ou ainda 3218-9310.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp