CULTURA
Entre zumbis e dragões
Para suprir ausência, fãs abrem editora especializada em HQs, livros e filmes de horror e fantasia; a DarkSide Books estreou em 2012.
Publicado em 29/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:07
Era uma vez dois designers cariocas, sócios em um badalado escritório no Rio de Janeiro e fãs de HQs, livros e filmes de horror e fantasia, que por não encontrarem nada no Brasil sobre obras e escritores que tanto gostavam, resolveram abrir uma editora. Assim nasceu a DarkSide Books, especializada nesses gêneros.
Com uma versão romanceada de Os Goonies, o icônico filme de Richard Donner lançado em 1985, e obras sobre os bastidores de O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Evil Dead – A Morte do Demônio (1981), dois cultuados longas de horror, a editora ganhou as livrarias de todo o país.
Christiano Menezes e Francisco de Assis são os sócios dessa empreitada, que estreou em dezembro do ano passado, e gostam de ser chamados pelos apelidos: Chucky (de O Brinquedo Assassino, 1988) e Tio Chico (célebre personagem de A Família Addams), respectivamente.
E como fãs, eles (que foram donos do selo Barba Negra, de quadrinhos) têm uma bela biblioteca de livros importados que consultam a todo instante, selecionando as obras que julgam mais convenientes e relevantes para o mercado nacional.
“Normalmente, a gente vai atrás de um livro que a gente comprou e gostou muito, mas a intenção não é ir atrás do próximo best seller. Tem tanta coisa incrível que não conseguiu chegar aqui ainda”, explica Christiano “Chucky”, por telefone.
Foi assim que surgiu, por exemplo, Os Goonies, ficção de 240 páginas escrita pelo autor americano James Kahn, que se tornou conhecido nos Estados Unidos por recriar – ou novelizar – filmes como Indiana Jones e o Tempo da Perdição (1984) e Poltergeist (1982).
MAKING OF
Além da novelização, a DarkSide investe no making of de filmes cults. A Morte do Demônio (cujo remake estreia amanhã em Campina Grande) e O Massacre da Serra Elétrica (o novo filme da franquia, A Lenda Continua, fica em cartaz somente até hoje em João Pessoa) são os primeiros títulos da série ‘Dissecando – Filmes Clássicos de Terror’.
As obras – ambas lançadas já há algum tempo – contém depoimentos, curiosidades e informações de bastidor e foram atualizadas pelo escritório da DarkSide no Brasil. “Teve uma pesquisa de uns três meses pra gente apurar, trazer uma parte iconográfica rica para o livro. (Os livros surgem) a partir do texto do autor, mas são retrabalhados por nós”, revela Chucky.
Assim, O Massacre da Serra Elétrica – Arquivos Sangrentos, do inglês Stefan Jaworzyn (leia-se Shock Xpress), sai atualizado até o filme que está em cartaz nos cinemas, e A Morte do Demônio – Arquivos Mortos, do crítico de cinema Bill Warren, contêm uma entrevista inédita com o roteirista do remake.
Cada um desses títulos chega às lojas em dois formatos: o que eles chamam de “Limited Edition”, ou edição limitada, com capa dura (e, no caso de Os Goonies, numeradas a mão), e a “Classsical Edition”, com capa cartonada. Os preços variam entre R$ 30,00 e R$ 65,00 e podem ser compradas tanto nas livrarias, quanto através do site www.darksidebooks.com.br.
De acordo com Chucky, nesses seis meses, o retorno tem sido mais que o esperado. “As pessoas acham que quem vê filme B não tem critérios, uma estética, um gosto apurado, e é justamente o contrário! E leem livros de uma maneira assustadora”. Para ele, o e-book é uma “afobação” e, pela primeira vez, o Brasil está tendo um público leitor renovado. “O livro não vai sumir de uma hora pra outra e quanto mais você trabalha ele, faz um trabalho mais profundo, envolvendo questões gráficas, fotográficas, conteúdo, ele vai ficando cada vez mais especial, ao ponto de se tornar um objetivo. Essa geração quer isso”.
BIOGRAFIAS
A próxima linha de trabalho da DarkSide será a das biografias. Agora em junho, chegam às lojas J.R.R. Tolkien, O Senhor da Fantasia, livro do biógrafo britânico Michael White, e Stephen King - Coração Assombrado', da americana Lisa Rogak.
Comentários