VIDA URBANA
Hospital de Santa Luzia faz o 'teste da linguinha'
Teste ajuda a prevenir doenças e anormalidades no desenvolvimento de recém-nascidos, e é feito por um fonoaudiólogo.
Publicado em 09/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:21
Desde que implantou, em maio deste ano, o 'teste da linguinha' – que ajuda a prevenir doenças e anormalidades no desenvolvimento de recém-nascidos – o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, já submeteu ao exame 86 crianças. A unidade integra a rede estadual de saúde.
Apresentando-se no Brasil como pioneiro no mundo, no Hospital de Santa Luzia o teste é realizado na última sexta-feira cada mês.
O objetivo é avaliar se o freio lingual do bebê está trazendo algum transtorno à amamentação, à deglutição ou se, futuramente, o mesmo pode trazer problemas no desenvolvimento da fala.
Trata-se de um diagnóstico precoce da famosa língua presa.
O teste é feito por um fonoaudiólogo, através de inspeção visual da cavidade oral. No procedimento, o profissional verifica a inserção do freio, bem como a mobilidade da língua. Para isso, faz-se uma avaliação da capacidade de sucção do bebê para saber se ocorre de maneira adequada.
Com isso, o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro de Santa Luzia, que atende uma população de mais de 30 mil usuários na região do Vale do Sabugi, dá continuidade ao trabalho voltado para o atendimento integral e mais humanizado aos recém-nascidos.
Além do 'teste da linguinha', são realizados os testes da 'orelhinha' e 'olhinho'. Até o momento, foram realizados 201 'testes do olhinho' e 296 'testes da orelhinha'.
“Aproveito para reforçar o compromisso da nossa equipe que continuará prestando sempre um melhor atendimento à população da região”, disse o diretor do hospital, Tibério Morais.
Comentários