CULTURA
De Ariano Suassuna, "O Rico Avarento" ganha o palco em JP
Peça adapata do texto do dramaturgo francês Moilère tem encenação única nesta terça-feira (14), às 19h, no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.
Publicado em 14/07/2009 às 10:40
Astier Basílio, do Jornal da Paraíba
Ariano Suassuna, como ele próprio já disse, gosta muito de aproveitar ideias alheias na composição de suas obras. Um exemplo disso é O Rico Avarento, adaptação de uma peça do dramaturgo francês Molière. Será apresentada nesta terça-feira (14) uma encenação desse texto do autor paraibano, a partir das 19 horas no Teatro Santa Roza em João Pessoa.
Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural.
O espetáculo integra a programação do projeto À Boca da Noite, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-PB). A direção é de Romildo Rodrigues. O ingresso custa R$ 3, e entrada franca na apresentação da carteira atualizada do Sesc-PB.
Esta não foi a única vez que Suassuna visita o tema da avareza. Depois de escrever O Rico Avarento, que é de 1954, o escritor compôs O Santo e a Porca, em 1957, retrabalhando a partir de uma peça de Plauto.
Ambientada no sertão nordestino, O Rico Avarento conta a história de um coronel, rico e avarento, e de seu ajudante, Tirateima, um rapaz humilde. O coronel é avarento, nega comida e esmola aos pobres. Tudo isso muda no dia que o coronel recebe uma visita nada agradável: o chefe do inferno e seus “cães” vêm buscá-lo pelos seus pecados.
Comentários