icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Municípios paraibanos ainda não possuem plano de educação

Entrega do PNE deve acontecer até junho e nenhuma cidade paraibana concluiu o plano. Caso ele não seja entregue, o repasse de verbas pode ser suspenso.

Publicado em 20/03/2015 às 9:12 | Atualizado em 16/02/2024 às 13:06

A cerca de 3 meses do prazo final para a entrega do Plano Nacional de Educação (PNE) ao Ministério da Educação (MEC), nenhum município paraibano concluiu o PNE. Dados do MEC apontam que a Paraíba apresenta o cronograma mais atrasado de todo o Brasil junto com outros cinco estados. Enquanto apenas três estados brasileiros - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão - concluíram todo o processo de elaboração, a Paraíba ainda está em uma das fases preliminares. Caso o PNE não seja entregue dentro do prazo estabelecido pelo governo federal, o repasse de recursos voluntários para a Educação Básica, como verbas para compra de transporte escolar e construção de creches, poderá ser suspenso.

Para que o plano seja aprovado e chegue ao MEC, os municípios devem percorrer sete passos que vão desde a instituição de comissão coordenadora até a sanção da lei. A maioria dos municípios paraibanos – 136 deles – está na fase de diagnóstico concluído. João Pessoa, por exemplo, sequer concluiu o diagnóstico, segundo dados atualizados do MEC. Apenas os municípios de Nazarezinho, no Sertão, e Salgado de São Félix, no Agreste, atingiram as etapas mais avançadas do processo. Ambos concluíram o projeto de lei, no entanto, mais três fases devem ser percorridas para o MEC considerar o plano concluído. São elas: enviar o projeto ao legislativo, que deverá aprová-lo e depois ser sancionado pelo chefe do executivo – governadores e prefeitos.

O professor Gilberto Cruz, coordenador de Gestão Curricular da Secretaria Municipal de Educação da capital (Sedec), contesta os dados do MEC e garante que a cidade entregará o plano no prazo estabelecido. “Nós já concluímos o diagnóstico, pois estamos desde o ano passado trabalhando no levantamento destes dados. Falta incluir esses números no sistema do MEC. Nossa previsão é de que até o final do maio todo o plano seja concluído. Se continuarmos neste ritmo não teremos qualquer problema com o prazo final”, declarou.

A Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio de nota, disse que todos os municípios paraibanos estão avançando na elaboração dos respectivos Planos de Educação. A SEE ainda acrescentou que tem apoiado todos os municípios na elaboração dos PNE nas diversas etapas e a previsão é cumprir o prazo legal.
Para que estados e municípios consigam cumprir o prazo, o MEC colocou à disposição dos gestores municipais e estaduais uma estrutura de assistência técnica. O MEC também tem uma equipe de 297 técnicos, supervisores e coordenadores que atendem todas as secretarias de educação dos estados e municípios.

A reportagem procurou a presidência da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, mas até o fechamento desta edição nossas ligações não foram atendidas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp