CULTURA
Banda paraibana Star 61 tenta brilhar em São Paulo
Há dez anos na capital paulista, Flaviano André tenta colocar os figurinos extravagantes de sua banda sob os holofotes.
Publicado em 05/07/2015 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 13:24
Da constelação de Cisne, a estrela de número 61 foi descoberta pelo alemão Friedrich W. Bessel (1784-1846), em 1838. Em meados 2003, nascia uma outra estrela, sendo esta na constelação musical de João Pessoa, em solo firme e não no espaço.
A banda Star 61 foi idealizada por Flaviano André e é ele quem comanda os vocais do grupo, escreve as letras e toca a guitarra. Desde sua criação até aqui, a banda já passou por altos e baixos, com consagrações em alguns festivais e um recomeço em novos ares no meio do caminho.
Entre tantas outras bandas de rock, Star 61 se destacava, e ainda se destaca, pela ousadia do figurino de Flaviano, suas performances inspirados no grupo brasileiro Secos & Molhados e por sempre ter no repertório as músicas autorais do grupo.
No currículo, Star 61 conta com apresentações que renderam projeções na mídia nacional como a participação no Festival MADA, em Natal (RN), ou a vitória na etapa Recife do Festival Claro Q é Rock, de 2005.
E foi através deste último concurso que Flaviano André levou a Star 61 para São Paulo e de lá não quis mais sair. "Vim pra cá por causa da banda, porque queria alçar novos voos. A gente sabe que onde acontece as coisas é no eixo Rio/São Paulo", conta.
Mas foi a possibilidade de respirar uma cena artística e cultural movimentada que ele migrou para lá. "Eu vi um mundo de possibilidades. Tive oportunidade de conferir exposições, visitar museus e de trazer esse universo para o meu show".
Entre um trabalho operando caixa de supermercado ou outro no callcenter, Flaviano foi se sustentando para, em paralelo, seguir com a Star 61. "Agora estou trabalhando na universidade, enquanto faço a graduação em Rádio e TV. Essa foi uma conquista 'filha da mãe' para mim", comenta.
Sobre o Star 61, ele afirma que "continua mais forte que nunca". Com nova formação, o grupo conta com músicos paulistas e cariocas, e planeja, para os próximos meses, o lançamento do novo trabalho. "Soltamos um videoclipe de uma música nova. Em setembro entraremos em estúdio para gravar. Estamos procurando um selo publicação desse trabalho", conclui.
Comentários