VAMOS TRABALHAR
Paciência e dedicação para passar
COncursandos precisam ter paciência e dedicação para passar
Publicado em 23/12/2012 às 8:00
Mesmo com o concurso em mente, a estudante é paciente e acredita que a cobiçada vaga no setor público não irá chegar tão rápido quanto ela deseja. “Ainda estou na universidade e sei que passar no concurso não é fácil. Assim que lançarem o edital, eu vou me inscrever, mas não acho que vou passar de primeira, até porque quero um cargo de nível superior e ainda faltam três anos para eu me formar”.
Segundo Bárbara, mesmo acreditando não ser aprovada de imediato, realizar a prova pode ser ótima opção para os novatos no mundo do concurso público. “Mesmo que eu não passe, vou ganhar aprendizagem. Nunca fiz um concurso, vou testar e ver como é. Tenho certeza que nos próximos vou estar melhor preparada, para quando for o momento certo eu tirar de letra a prova”, explicou.
A coordenadora da Central Pró-Concursos, Elaine Almeida, contou que, além da paciência, os estudantes precisam ter determinação, não desanimando com pequenos obstáculos. “O candidato tem que, antes de qualquer coisa, estar motivado. Uma pessoa motivada é uma pessoa produtiva, tem maior rendimento nos estudos”.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a organização cronológica dos estudos. Especialistas afirmam que reservar uma parcela de horas diárias de estudo é fundamental para conseguir a vaga dos sonhos. “O indicado é que o estudante dedique quatro horas de estudo. Ele deve analisar quanto tempo de estudo é realmente produtivo. Após isso, planejar o trabalho que vai ser cumprido nas horas reservadas para estudar. É importante reservar tempo adequado de descanso entre os estudos. Estudar quando se está cansado é 'antieconômico'”, destacou Elaine Almeida.
Comentários