icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Continente americano está livre do sarampo, anuncia a OMS

No Brasil, o Sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968.

Publicado em 27/09/2016 às 12:45

Após 22 anos de esforços, o Continente americano está livre do sarampo. Nesta terça-feira (27) a Organização Pan-Americana de Saúde, Opas, e Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciaram que o Continente será o primeiro no mundo a eliminar a doença. A eliminação da doença foi verificada durante os últimos seis anos por um Comitê Internacional de Especialistas, CIE, convocada pela Opas. O comitê apresentará seu relatório final aos ministros de saúde dos países membros da Opas que participam esta semana da 55ª reunião do seu Conselho Diretivo.

Em 2002, a região das Américas notificaram o último caso endêmico de sarampo. Contudo, como a doença continua circulando em nível mundial, em alguns países continuaram notificando casos importados, mas sem grande magnitude e controlados pelas ações de prevenção e controle. O Comitê Internacional de Especialistas para a Documentação e Verificação da Sustentabilidade do Sarampo, da Rúbeola e da Síndrome da Rubéola Congénita nas Américas recebeu entre 2015 e agosto de 2016 as evidências apresentadas pelos países sobre a eliminação da doença. O Continente americano será o primeiro no mundo a receber esta declaração, depois de ter sido declarada livre da rubéola e da síndrome da rubéola congênita em 2015. O sarampo passou a ser a quinta enfermida a ser prevenida por vacinação a ser eliminada das Américas.

Sarampo no Brasil

No Brasil, o Sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968. Desde 1999, a vigilância do sarampo é integrada à vigilância da rubéola, tornando oportuna a detecção de casos e surtos e a efetivação das medidas de controle adequadas.

Desde a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo, em 2000, a doença apresentou baixa morbimortalidade. No ano 2000 foram confirmados os últimos surtos autóctones nos estados do Acre e Mato Grosso do Sul. A partir de 2001 ocorreram casos importados, mas sem grande magnitude e controlados pelas ações de prevenção e controle. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015.

Opas

A Organização Pan-Americana de Saúde, Opas, trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade da vida de sua população. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como o escritório regional da OMS para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp