COTIDIANO
Seis detentos fogem de presídio em JP; quatro são recapturados
Polícia e direção do presídio de segurança máxima na Capital suspeitam que eles tenham escalado muro. Armas roubadas e grupo de detentos foram encontrados em granja.
Publicado em 24/03/2010 às 9:34
Karoline Zilah
Com informações de Phelipe Caldas
Seis detentos conseguiram fugir do presídio de segurança máxima PB-I, em Jacarapé, na Capital, na manhã desta quarta-feira (24). De acordo com a Polícia Militar, alguns deles foram recapturados no bairro de Mangabeira VIII, onde tentavam se esconder na granja Quatro Estações.
As informações ainda são preliminares, mas o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) comunicou que o grupo da cela 9 do pavilhão 2 teria escalado um muro da parte de trás do PB-I com a ajuda de uma corda feita de lençóis. Um dos acusados fraturou as duas pernas ao tentar pular o muro.
Roosevelt Antônio da Silva, de 33 anos, conhecido como Neguinho Miramar, foi encontrado por policiais nos arredores da penitenciária, pois não conseguia se movimentar devido aos ferimentos, e foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma.
Até o momento, foram recapturados: Roosevelt Antônio da Silva (Neguinho Miramar), Rodrigo de Oliveira Minervino, de 24, Niedson Carlos da Silva Costa, de 21, e Jobson Rimet Domingos, de 32 anos.
Continuam foragidos Eristânio Gonzaga de Sousa, conhecido como Papel, e Felipe Edvaldo Menezes, chamado também de Tocha.
Os acusados teriam fugido com duas armas roubadas, sendo uma metralhadora e um fuzil. Este último foi apreendido no momento da captura dos homens em Mangabeira, enquanto o fuzil ainda estaria em poder dos dois detentos que ainda não foram localizados.
A ausência dos detentos foi percebida por volta das 8h e imediatamente notificada à direção do PB-I e ao Ciop. Viaturas da Polícia Militar cercaram a unidade prisional para garantir a segurança e evitar que surjam conflitos. Enquanto isto, as equipes de agentes penitenciários fazem a contagem dos presos.
Reunião e entrevista
Os secretários estadual e executivo de Cidadania e Administração Penitenciária, Carlos Mangueira e coronel Maurício Lima, se reuniram com a direção do presídio e o secretário de Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho, para tratar o assunto. Eles concedem uma entrevista coletiva ao meio-dia na Secretaria Estadual de Comunicação.
PB-I
A penitenciária é de segurança máxima e conta com piso concretado para dificultar a escavação de túneis, além de ter passarelas entre uma guarita e outra, para permitir a mobilidade dos policiais em cima dos muros.
O PB-I foi construído para abrigar os presos mais perigosos do Estado dentro de um projeto que inclui, ainda, o presídio PB-II. A unidade foi inaugurada em julho de 2008 como um modelo de modernidade e segurança.
Atualizada às 10h50
Comentários