VIDA URBANA
Condições ideais para reprodução
Proliferação de ratos e insetos transmissores de doenças, está associada a condições habitacionais insalubres.
Publicado em 26/02/2012 às 9:37
Alimentos em fácil acesso e facilidade de entrada em locais que possam servir de abrigos para sua reprodução e desenvolvimento, segundo o biólogo Sérgio Bocalini, são um prato cheio para a disseminação das pragas nos centros urbanos.
“Quanto mais habitantes, maior é a quantidade de recipientes vazios, vasos, pneus velhos, caixas-d’água e lixo. Todos são criadouros ideais para pernilongos, baratas, ratos e formigas”, aponta. A explicação biológica, segundo ele, é que no calor, o ciclo biológico dos insetos é mais acelerado. “Eles se reproduzem mais vezes porque o calor ajuda os ovos a eclodirem antes”, afirma.
Para o médico de saúde coletiva André Sassi, a melhor forma de pensar nas pragas urbanas é as associando a condições insalubres e de moradia das pessoas que convivem com esses animais. “Os maiores índices de vítimas estão em locais pouco saneados, sem esgoto, coleta de lixo, com acúmulo de lixo e mal higienizados”, comenta.
A expansão habitacional é outro fator que obriga os insetos a mudar de hábitos para sobreviver. Uma colônia de cupins que vivia numa árvore terá que procurar outro abrigo, caso sua moradia seja derrubada.
Comentários