icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Candidatos ao PT se concentram em JP no último dia de campanha

Candidatos à presidência estadual da legenda concentram suas forças em mobilizações na Grande João Pessoa, principal colégio eleitoral do pleito petista. Críticas persistem.

Publicado em 21/11/2009 às 11:16

Phelipe Caldas

No último dia de campanha antes do Processo Eleitoral Direto (PED) do Partidos dos Trabalhadores na Paraíba, os três candidatos à presidência estadual da legenda concentram suas forças em mobilizações na Grande João Pessoa, principal colégio eleitoral do pleito interno dos petistas.

O deputado federal Luiz Couto promete fazer contatos com “lideranças comunitárias do partido”, o deputado estadual Rodrigo Soares programou um corpo a corpo pela cidade e o candidato Nabal Barreto vai se concentrar a distribuir material de campanha para filiados pessoenses.

Nesta que é uma das mais acirradas e esperadas eleições internas do partido, que pode definir de que lado o PT estará nas eleições estaduais de 2010, o tom de denúncias e de racha continua latente entre os candidatos.

A coordenação de campanha de Luiz Couto, por exemplo, voltou a denunciar a prática de compra de voto e a interferência do Governo da Paraíba na disputa. De acordo com Zizo Mamede, coordenador da campanha, “o dia de hoje serve para compactuar a militância e assim diminuir os efeitos da compra de voto realizada pela chapa adversária”.

Ele explica ainda que integrantes do Governo Maranhão tentam cooptar petistas para a candidatura de Rodrigo, mas que isto não será suficiente para comprar a consciência petista. “Nossa chapa vem trabalhando com os verdadeiros militantes do partido, que lutam para que a dignidade do PT seja resgatada”, destacou.

Luiz Couto realiza neste sábado duas atividades de campanha em João Pessoa, mas seus assessores não divulgaram detalhes de sua agenda. “Como todos sabem o deputado Luiz Couto vem sofrendo ameaças de morte por causa de sua atuação na Câmara dos Deputados contra os grupos de extermínio. Então atendendo a recomendação da Polícia Federal nós não divulgamos previamente a sua agenda”, explicou Zizo.

Rodrigo Soares, por sua vez, prefere um discurso mais harmônico e, além de apostar na vitória de seu grupo político, diz que espera conversar com seus adversários já na segunda-feira (23), para assim dar início à reunificação da legenda na Paraíba.

“Minha campanha não apelou para as denúncias ou críticas abertas contra os adversários. Somos todos do PT e temos que nos unir o mais rápido possível. O partido costuma 'radicalizar na sua democracia', mas as diferenças têm que ser esquecidas logo depois das eleições”, destacou Rodrigo.

Segundo ele, seu principal projeto para 2010 é a construção de “uma aliança ampla e unitária com todos os partidos que formam a base de apoio do presidente Lula para assim fortalecer a candidatura presidencial de Dilma Roussef (PT)”. Ele visita filiados petistas durante toda a tarde.

Já Nabal Barreto destaca a simplicidade de sua campanha, mas ressalta que tenta fazer um trabalho de conscientização em cada militante que discorda da “política de aliança sem critérios” que as outras duas chapas defendem.

Ele diz que no início da tarde vai fazer uma série de visitas a petistas aptos a votar amanhã e pretende convencê-los de que a legenda precisa de uma guinada de rumo se quiser voltar a crescer com uma militância qualificada.

Por fim, ele disse que está muito preocupado com o PT pós-eleição. “Todo processo de ataques mútuos em uma eleição deixa resquícios para a posteridade. Mas é importante que todo o partido se reúna já na segunda-feira para deixar de lado estas diferenças”, pondera.

O PED acontece ao longo de todo o dia deste domingo e 29 mil filiados de 170 municípios paraibanos estão aptos a votar. Apesar de três candidatos, a eleição está mais polarizada entre Luiz Couto e Rodrigo Soares, que ao longo do processo trocaram farpas e acusações.

Como pano de fundo para esta disputa interna está as eleições estaduais de 2010 e o futuro do PT neste pleito. Isto porque Rodrigo Soares defende a aliança do partido com o PMDB do governador José Maranhão (PMDB), enquanto que Luiz Couto defende uma aliança com o PSB do prefeito pessoense Ricardo Coutinho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp