VIDA URBANA
Servidores dos Correios terminam greve da categoria na PB
Funcionários voltam ao trabalho já a partir desta terça (29). Sindicato aceitou proposta de manutenção do plano de saúde e gratificação no salário.
Publicado em 28/09/2015 às 17:59
Chegou ao fim nesta segunda-feira (28) a greve dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos da Paraíba (ECT). Em assembleia realizada hoje pelo sindicato, a proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi aceita por unanimidade - 50 votos. Os funcionários voltarão ao trabalho já a partir desta terça-feira (29) em regime de hora extra.
O acordo aceito pela categoria foi a manutenção do plano de saúde e uma gratificação incorporada no salário, a partir de janeiro. A proposta do TST determinou a criação de uma comissão paritária para estudar a situação do plano de saúde da categoria. Com isso, nenhuma alteração poderá ser feita sem a concordância dos trabalhadores.
Foi garantido aos servidores, ainda, um reajuste linear nos salários de R$ 150 a partir de agosto de 2015 e de R$ 50 a partir de janeiro de 2016, reposição da inflação de 9,56% em todos os benefícios, redução do compartilhamento do vale-alimentação e ticket peru.
Ao todo, 1.580 funcionários, entre carteiros, operadores de triagem, atendentes e auxiliares cruzaram os braços em todo o estado. A greve afetou também 250 agências.
Com a paralisação, cerca de 4 toneladas de correspondências ficaram encalhadas na Paraíba. O sindicato da categoria, no entanto, destacou que a greve estava dentro da legalidade, pois manteve cerca de 50% dos servidores na ativa. Na época, o Ministério Público Federal (MPF) orientou os consumidores a buscarem alternativas para não serem prejudicados pela paralisação.
Comentários