VIDA URBANA
ONU faz alerta sobre água
Relatório da ONU aponta problemas e desafios para a população global, que já passa por sérios problemas de acesso a água.
Publicado em 22/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:45
A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, em 2030, a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Hoje é comemorado em todo o mundo o Dia da Água. Neste ano, as celebrações giram em torno do tema Água e Energia e a relação arraigada entre esses dois elementos foi destaque na reunião da ONU, em Tóquio, para celebrar o dia. As informações são da Agência Brasil.
Água e energia estão entre os desafios globais mais iminentes, segundo o secretário-geral da Organização Meteorológica Global e membro da ONU-Água, Michel Jarraud, em nota divulgada pela organização.
Atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, 2,5 bilhões não melhoraram suas condições sanitárias e 1,3 bilhão não têm acesso à eletricidade, de acordo com a ONU. A situação é considerada inaceitável por Jarraud.
Segundo ele, outro agravante é que as pessoas que não têm acesso à água tratada e a condições de saneamento são, na maioria das vezes, as mesmas que não têm acesso à energia elétrica.
O Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014, de autoria da ONU-Água, reforça a necessidade de políticas e marcos regulatórios que reconheçam e integrem abordagens sobre prioridades nas áreas de água e energia.
O documento destaca como assuntos relacionados à água impactam no campo da energia e vice-versa. Um dos exemplos citados lembra que a seca diminui a produção de energia, enquanto a falta de acesso à energia elétrica limita as possibilidades de irrigação. Ainda de acordo com o relatório, 75% de todo o consumo industrial de água é direcionado para a produção de energia elétrica.
Energia e água estão no topo da agenda global de desenvolvimento, segundo o reitor da Universidade das Nações Unidas, David Malone, que este ano é o coordenador do Dia Mundial da Água em nome da ONU-Água, juntamente com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992. A data é referência para as discussões em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda de água ao redor do mundo.
CAGEPA FAZ MOBILIZAÇÕES NA PB
Dando sequência à programação da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, promovida pelo governo do Estado, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), juntamente com outros órgãos estaduais, realiza hoje, quando se comemora o Dia Mundial da Água, mais uma ação de conscientização em defesa do uso racional da água.
Em João Pessoa, segundo informou o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, o evento acontecerá, a partir das 7h, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, com uma caminhada.
“Sairemos do Sesc Praia até o Busto de Tamandaré e, no percurso, distribuiremos material educativo, contendo orientações de como proceder para o uso consciente da água”, disse.
Além da capital, neste sábado, a mobilização em defesa da água também acontece na região metropolitana de Campina Grande, na comunidade Pedra Branca, às margens do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. “Lá, a ação consiste no plantio de árvores para recuperação da mata ciliar do manancial”, esclareceu a subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária da Cagepa, Joana D'arc Marcelino.
As mobilizações em defesa do uso consciente da água prosseguirão no decorrer da próxima semana e ocorrerão em outras cidades paraibanas.
Comentários