CULTURA
Planetário reabre em meio a festa com ‘Patati Patatá’ e exposições
Após três anos sem funcionar, o Planetário do Espaço Cultural vai retomar suas atividades no dia 28 de fevereiro.
Publicado em 20/02/2010 às 10:27
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
Após três anos sem funcionar, o Planetário do Espaço Cultural vai retomar suas atividades. Quem garante a novidade e já anuncia a data do regresso do equipamento cultural é a Fundação Espaço Cultural (Funesc). Será no próximo dia 28 de fevereiro e integrará as atividades da primeira edição do projeto ‘Criança no Espaço’, evento que terá, ainda, show da dupla de palhaços ‘Patati Patatá’.
As atividades são gratuitas e acontecem, a partir das 15h, na Praça do Povo e no Teatro de Arena, em João Pessoa. A solenidade de reabertura do Planetário contará com a presença do governador José Maranhão. Haverá a retomada das sessões, o show de ‘Patati Patatá’ (original), a abertura da exposição ‘Livraria de Montaigne’ e do ‘1º Salão de Leitura das Riquezas da Paraíba’, além de apresentações artísticas e brincadeiras.
Idealizado pelo professor José Alexandrino de Souza Filho e realizado em equipe na UFPB, o Projeto ‘Livraria de Montaigne’ consiste numa instalação que tem um objetivo bem claro: o visitante a um passeio pelo universo do escritor e filósofo francês Michel de Montaigne. Tudo isso por meio de uma réplica da torre onde o francês escreveu seus ensaios.
Reunindo minerais, minérios, inscrições rupestres, painéis e livros, o ‘1º Salão de Leitura das Riquezas da Paraíba’ apresenta material que é fruto da coleta e pesquisa do museólogo Balduíno Lélis, que expõe seu acervo para a formação de alunos de escolas públicas e privadas, assim como do público em geral.
Conquistando a garotada de todo o Brasil, dupla de palhaços ‘Patati Patatá’ faz suas apresentações utilizando videoclipes, coreografias, cores, imitações e muita música.
“Será mais uma importante fonte de conhecimento para crianças e adolescentes. Fizemos contatos com dirigentes de escolas públicas e particulares para divulgar o Planetário”, avaliou o presidente da Funesc, Maurício Burity.
A Funesc está pleiteando, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recursos para a digitalização da programação do Planetário, que ainda funciona em equipamento analógico. O projeto, se aprovado, representará a aplicação de R$ 300 mil na modernização do equipamento.
Comentários