VIDA URBANA
Defesa dos direitos das crianças
Dos 223 municípios da Paraíba, 217 possuem algum tipo de política pública para beneficiar as crianças e os adolescentes.
Publicado em 14/11/2012 às 6:00
A defesa dos direitos das crianças e adolescentes também é uma medida muito presente na Paraíba, segundo o IBGE. Dos 223 municípios, 217 possuem algum tipo de política pública para beneficiar essa parcela da população. Em 62 cidades, há programas que enfrentam a violência cometida entre os jovens; em 156 há ações que incentivam o lazer; em 24 há políticas para abrigar as crianças em situação de risco e em 201 há ações para evitar o trabalho infantil.
O IBGE ainda observou que 133 municípios possuem algum tipo de trabalho para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes; em 26 há assistência para os portadores de deficiências e em 25 cidades há serviços de proteção para as pessoas com menos de 18 anos.
Deficientes físicos
O respeito aos direitos dos portadores de deficiência também foi tema da pesquisa do IBGE. Em 204, há algum tipo de política que contempla essas pessoas. Em 170 municípios, existem programas para ampliar a quantidade dos itens de acessibilidade; em 146 há salas de aulas com recursos multifuncionais; em 121 cidades há formação continuada dos professores e em 136 municípios há trabalhos para combater a discriminação e a violência nas escolas.
De acordo com o supervisor estadual das pesquisas sociais do IBGE da Paraíba, José Pereira de Araújo, o Perfil Básico dos Municípios Brasileiros 2011 foi realizado entre julho a dezembro do ano passado. “Os pesquisadores foram pessoalmente e coletaram documentos”, disse. A finalidade é fazer um diagnóstico das administrações e ajudar os gestores a traçarem prioridades.
Comentários