icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Manhã é o período do dia mais arriscado para ciclistas na capital

Crimes ocorrem principalmente nos bairros do Cabo Branco e Quadramares; início da manhã é o período mais arriscado.

Publicado em 03/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:21

Em um intervalo de apenas uma semana, duas bicicletas de ciclistas foram roubadas em João Pessoa, segundo o presidente do movimento 'Pedal Jampa', André Nascimento. Os crimes ocorrem principalmente nos bairros do Cabo Branco e Quadramares. Desde novembro do ano passado até ontem, oito assaltos foram contabilizados na capital, o equivalente à média de mais de uma bicicleta por mês. A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) afirma que reforçará rondas nas áreas mais críticas.

Ao contrário do que se imagina, de que a maioria dos assaltos a ciclistas ocorrem à noite, o 'cicloativista' e presidente do 'Pedal Jampa', André Nascimento, afirma que o início da manhã é o período mais arriscado.

“Com base em nossas estatísticas, que na verdade são os relatos dos assaltos, a maior parte deles acontece bem no início da manhã e quando os ciclistas pedalam sozinhos ou com outros dois ou três”, disse.

Segundo André, no final do mês passado dois ciclistas tiveram as bicicletas roubadas em um intervalo de apenas uma semana, sendo um caso registrado na avenida Epitácio Pessoa eu outro no bairro de Mangabeira. No entanto, áreas mais distantes do Centro são mais propícias aos assaltos conforme André. “A maior incidência dos assaltos é registrada próximo à praça de Iemanjá, no bairro do Cabo Branco, em Quadramares e próximo ao Centro de Convenções”, observou.

Para agravar ainda mais o problema, o cicloativista disse que, recentemente, duas lojas especializadas em vendas de bicicletas foram assaltadas, de onde o prejuízo de uma delas foi em torno de R$ 40 mil e de outra aproximadamente R$ 32 mil.

“Por isso, estamos fazendo uma campanha entre nós mesmos para que não comprem acessórios de bicicletas sem saber as procedências dos mesmos, pois podem estar contribuindo com a receptação de roubo. Outra recomendação que insistimos é para que as pessoas pedalem em grupos, em locais iluminados e movimentados. Andar sozinho não é aconselhável, mas caso aconteça, o ciclista deve ficar atento quanto qualquer situação suspeita e mudar a rota”, ponderou.

André Nascimento acrescentou que os ciclistas de João Pessoa e o 'Pedal Jampa' contam com o apoio da polícia de todas as companhias e batalhões, já que circulam por toda a cidade e até em outros municípios do Estado. “Em virtude desse trabalho de apoio da Polícia Militar e o empenhos de nós mesmo, 70% das bicicletas roubadas já foram recuperadas. O policiamento velado (à paisana) e a inteligência estão realizando em uma investigação, que corre em sigilo, mas ainda temos muito o que avançar para chegar aos culpados”, destacou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp