VIDA URBANA
Critérios de escolha dos municípios foram questionados
Presidente da Famup questionou critérios do Ministério da Saúde e lembrou que o crack é um problema de todo estado.
Publicado em 27/01/2012 às 6:30
Apesar de considerar importante a política adotada pelo governo federal, o presidente da Famup e prefeito da cidade de Picuí, Rubens (Buba) Germano, criticou a liberação dos recursos de acordo com a quantidade da população. Ele disse que o uso de drogas é um problema presente em diversas cidades da Paraíba e não apenas nos grandes municípios. Por isso, as verbas deveriam ser concedidas a todas as localidades.
“Essa portaria deveria priorizar as cidades pequenas, que não têm condições de arcar com as despesas dos tratamentos dos dependentes químicos. Cidades grandes não precisam de ajuda como os demais municípios”, comentou.
Segundo ele, a maioria dos municípios não tem nenhum tipo de assistência para oferecer aos dependentes. “Os usuários de drogas devem recorrer ou às clínicas particulares ou às organizações religiosas, como a Fazenda Esperança. Não há políticas publicas nos municípios para combater a dependência das drogas. Esse Plano de Enfrentamento foi criado em dezembro e, mesmo assim, exclui a maioria dos municípios. Vou procurar os governos estadual e federal para tentar reverter isso”.
Comentários