POLÍTICA
Executiva do PSB vai a Brasília pedir saída de Ciro e apoio a Dilma
Presidente estadual da legenda, Ricardo Coutinho, vai levar o posicionamento para a executiva nacional do PSB em Brasília. Decisão pode gerar polêmica no palanque do PT.
Publicado em 27/04/2010 às 12:15
Da Redação
Com Assessoria
Como resposta à consulta feita pelo Partido Socialista Brasileiro nacional, o diretório estadual do PSB opinou pela retirada da pré-candidatura a presidente de Ciro Gomes e o apoio à candidata petista Dilma Rousseff (PT), desde que o Partido dos Trabalhadores dê o apoio formal à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) para o Governo do Estado.
Esse posicionamento gera uma situação particular na Paraíba, já que a tendência do PT é permanecer aliado ao PMDB, que no estado tem o pré-candidato José Maranhão. Falta ainda o posicionamento final sobre a candidatura de Ciro e definir como fica o caso da Paraíba com dois palanques para Dilma.
O blogueiro Luís Tôrres destacou que essa decisão de Ricardo Coutinho dificilmente deve ser levada adiante, já que o apoio do PT não deve ser compensado nos Estados que pedem a desistência de Ciro Gomes.
De acordo com o secretário geral do PSB, vereador Ubiratan Pereira, o posicionamento do presidente estadual da legenda, Ricardo Coutinho, será levado para a executiva nacional da legenda que se reúne nesta terça-feira (27), a partir das 15h, em Brasília.
A decisão do diretório estadual foi tomada após duas reuniões com o estadual e da convocação da nacional. Para secretário geral do PSB, vereador Ubiratan Pereira, o partido está retirando uma candidatura com potencialidade, mas espera o apoio nos Estados em que o PSB tem candidatura viável e o PT não tenha candidatura própria na Paraíba. “Isso poderá ampliar o palanque das oposições na Paraíba com os partidos da base do governo Lula”, completou.
Segundo o dirigente socialista, a partir momento que o PSB abre dialogo direto com o PT, cria uma perspectiva da inclusão de um candidato do PT na chapa majoritária encabeçada por Ricardo Coutinho. “Essa é uma proposta que está sendo dialogada por interlocutores do PT na Paraíba e nacional”, adiantou.
Comentários