icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Após cinco anos, Marisa Monte lança novo CD

Seus últimos trabalhos autorais foram Universo ao Meu Redor e Infinito Particular, lançados simultaneamente em 2006.

Publicado em 05/11/2011 às 6:30

“A voz da alma”, é a resposta da cantora Marisa Monte para O Que Você Quer Saber de Verdade (Phonomoto/EMI Music), título do seu oitavo disco lançado esta semana em 28 países, após um hiato de 5 anos sem gravar. Seus últimos trabalhos autorais foram Universo ao Meu Redor e Infinito Particular, lançados simultaneamente em 2006.

Produzido pela própria artista juntamente com o músico Dadi, o disco traz composições da cantora carioca com velhos parceiros de sua carreira, como os ex-Tribalistas Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, além do dueto com o ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante, na canção 'O que se quer'.

Antes, Marisa lançou um videoclipe na internet da canção 'Ainda bem'. "Esse disco é difícil de escolher uma música que fosse ser a primeira a ir pro rádio. Ele traz muitas opções pra gente”, conta Marisa em coletiva via internet realizada na última quinta-feira.

“Escolhemos 'Ainda bem' talvez porque pudesse ser aquela velha canção como aquela música feliz, positiva... Aquela música solar” E acho que neste aspecto ela representava bem o disco.”

Marisa aponta o clipe como grande ajuda na divulgação do O Que Você Quer Saber de Verdade. “A leitura audiovisual da música teve um lado muito feliz, que é o clipe com Anderson Silva (campeão de UFC) e acho que ele representa bem a música e o espírito dela”, confessa.

O 'Pelé' da UFC Anderson Silva aparece ensaiando passos com a cantora em uma dança tão leve quanto a famosa candura da sua voz do peso médio dos octágonos. “Mas acho que a música que mais conceitualmente representa o disco mesmo é 'O que vc quer saber de verdade', que abre o disco.”

Marisa Monte se curva para os artistas que lhe inspiraram no decorrer de sua estrada. Releituras de canções como 'Descalço no parque', de Jorge Ben Jor, e 'Lencinho querido' ('El panuelito'), versão em português para o tango composto a quatro mãos por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Penaloza, sucesso na voz de Dalva de Oliveira (1917-1972) na década de 1950. A nova interpretação da canção conta com a participação do grupo argentino Cafe de los Maestros.

"Eu era uma adolescente diferente porque gostava de fuçar os discos da avó", relembra sobre a escolha da música imortalizada na voz de Dalva. Desde os 15 anos, quando fazia aulas de canto, escutava a 'Rainha da Voz' e garimpava LPs nos sebos da vida. Para Marisa, a admiração por cantores como Francisco Alves, Lupicínio Rodrigues e Lamartine Babo era uma curiosidade pessoal. “Porque não era um gosto comum para outras pessoas da minha geração. Hoje em dia faz o maior sentido da minha vida.”

A cantora ainda encontra espaço no álbum para revelar um novo talento da MPB: o compositor André Carvalho, de quem regravou 'Nada tudo'.

Marisa lembra que a palavra que define o disco é 'simplicidade'. "É um pouco reflexo do meu jeito de viver, de sentir a música", conclui.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp