icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Racionamento atinge 94 cidades; três voltam ser abastecidas

Municípios de Cacimbas e Teixeira, localizados no Sertão do Estado, estão na iminência de sair do colapso depois das últimas precipitações registradas.

Publicado em 12/05/2016 às 7:00

Devido à ausência de chuvas e crise hídrica, 94 municípios da Paraíba, de um total de 223, ainda estão em racionamento. No entanto, a situação melhorou em três cidades, Desterro, São João do Rio do Peixe e Triunfo, no Sertão do Estado, que tiveram o abastecimento de água normalizado depois das últimas precipitações registradas na região. Já Cacimbas e Teixeira, que também se localizam no Sertão, estão na iminência de sair do colapso. A situação dessas localidades está sendo analisada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Já os moradores de 22 cidades do Estado estão sem abastecimento de água em nenhum dia da semana, o que configura situação de colapso. O município de Triunfo, enfrentava racionamento há mais de um ano, e a situação foi normalizada com o aumento no volume armazenado do reservatório que abastece o local, o açude Gamela, que está com 57,8% atualmente.

As três localidades (São João do Rio do Peixe, Triunfo e Desterro), que saíram do racionamento recentemente, acumularam chuvas acima da média para a região do Sertão. Cada uma delas registrou, respectivamente, 670.4mm, 611.6mm e 534.3 milímetros de janeiro até abril deste ano. Segundo previsão da Aesa, as chuvas continuam nos próximos dias, principalmente na região litorânea do Estado. Ontem choveu em 72 municípios. O maior registro foi em Cacimba de Dentro com 112.3mm.

Campina Grande
A situação do açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 localidades, continua a mesma, pois a captação do volume morto ainda não foi iniciada. O reservatório está com 9,7% de sua capacidade total, e segundo o diretor de Operações da Cagepa, José Mota, há água para abastecer Campina Grande, caso não chova suficiente, até fevereiro de 2017.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp