icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governadores querem aproveitar encontro para reforçar cobranças

Governador Ricardo Coutinho confirmou presença no encontro que acontece em Brasília.

Publicado em 30/07/2015 às 8:00

A presidente Dilma Rousseff (PT) se reúne hoje em Brasília com governadores para discutir um "pacto pela governabilidade". O governador Ricardo Coutinho (PSB) é um dos 27 governadores que confirmaram presença ao encontro. O socialista está desde ontem na capital do país. Na pauta do encontro estão temas como governabilidade, o ajuste nas contas públicas diante das perdas de arrecadação e a reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Um dos integrantes da coordenação política, o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, revelou que a reunião dos governadores com a presidente Dilma Rousseff acontecerá por iniciativa dos representantes do Nordeste e foi bem recebida pelo governo. “Os governadores fizeram reuniões regionais com posições para trazer ao governo central a preocupação com a governabilidade. Por óbvio, esta é uma preocupação do poder central, do Executivo federal. Então, há uma conjugação de interesses, uma coincidência de interesses”, afirmou.

Padilha ressaltou que a discussão da reforma do ICMS será trazida pelos governadores para a conversa com Dilma e que outros temas também poderão ser incluídos na pauta da reunião, que ainda não está fechada. “Estamos diante de um tema que é o do interesse da nação – a nação tem interesse em ver o Brasil andar novamente no sentido do crescimento, da geração de emprego, de aumentar a renda”, reiterou.

Desde o início do ano, a presidente manteve uma série de reuniões com governadores no Palácio do Planalto. No último dia 14 de julho, Dilma recebeu na capital os governadores do Sudeste, que manifestaram à presidente apoio à reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em março deste ano, a presidente Dilma se reuniu com os governadores do Nordeste. Além de apresentar uma carta cobrando mais atenção do governo federal em pontos prioritários para o desenvolvimento econômico e social da região, o grupo aproveitou para oferecer apoio ao governo petista, com a entrega de uma carta política. Na ocasião, os governadores também se comprometeram a articular com as bancadas dos estados no Congresso Nacional apoio ao ajuste fiscal.

Notas

Presidente do Supremo vem à PB


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, Ricardo Lewandowski, estará na Paraíba no próximo dia 14 de agosto para a instalação da Vara de Custódia. O projeto de audiências de custódia para reduzir a população carcerária e acelerar a apresentação do preso a um juiz, nos casos de prisão em flagrante, recebeu a adesão da Paraíba ontem, com a assinatura do provimento de instalação pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Arnóbio Alves Teodósio. O documento foi subscrito pelo secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wagner Dorta.


TCE reprova as contas de Mogeiro

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) emitiu ontem parecer contrário à aprovação das contas de 2013 do prefeito de Mogeiro, Antônio José Ferreira (PR), a quem impôs débito superior a R$ 60 mil por saídas de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sem registro documental. O prefeito, que também respondeu por despesas não licitadas, não recolhimento de contribuições previdenciárias e aplicações insuficientes em manutenção e desenvolvimento do ensino, ainda tem a oportunidade de comprovar, documentalmente, a lisura de seus atos, em fase de recurso. O processo teve a relatoria do conselheiro Antônio Cláudio Silva Santos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp