CULTURA
Orquestra Sinfônica faz seu primeiro concerto para dois pianos
Apresentação vai marcar a inauguração de dois pianos da Funesc que deverão compor os concertos da Orquestra a partir desta semana.
Publicado em 15/06/2009 às 13:01
Da Redação
Com Secom-PB
João Pessoa vai assistir, pela primeira vez, a um concerto para dois pianos com peças clássicas. Será na apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) na próxima quinta-feira (18), às 20h30, no Cine Banguê, que fica no Espaço Cultural José Lins do Rego. A apresentação, regida pelo maestro titular Marcos Arakaki, vai contar com as participações das pianistas, Luciana Noda, de João Pessoa, e Jussiara Albuquerque, de Recife, além do solista convidado, o violinista paraibano André Araujo.
Diferente dos outros concertos gratuitos, neste1 será cobrado ingresso de 1kg de alimento não perecível, para ser doado a famílias carentes de João Pessoa. É que a OSPB está participando do projeto “São João com Fartura: Alimente essa Festa”, dos alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Os alimentos devem ser doados no dia do concerto, na entrada do Cine Banguê. A entidade responsável pela distribuição será o Banco de Alimentos do Sesc (Serviço Social do Comércio). O concerto faz parte do projeto Quintas Musicais da Funesc e conta com o apoio do Governo do Estado para sua realização.
A apresentação das duas pianistas acontecerá, simultaneamente, nos dois pianos da marca “Bösfndorfer” que serão reinaugurados nesta apresentação. Os dois instrumentos musicais, pertencentes à Funesc, passaram por uma restauração e agora serão de uso constante nos concertos, segundo explicou o diretor executivo da OSPB, Plutarco Elias Sales Filho.
Este concerto terá também o solo do músico André Araújo na composição “Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 35” de P. Tchaikowsky, dando sequência ao programa que se inicia com o “Concerto para dois pianos em Dó Menor, BWV 1060 e Orquestra de Cordas” de J. S. Bach, com as pianistas Jussiara Albuquerque e Luciana Noda. Para finalizar, será executada pela Sinfônica “Bachianas Brasileiras nº 7” de Heitor Villa-Lobos.
Comentários