icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba realiza 2,2 mil cirurgias de catarata

Vários municípios realizaram os mutirões para a realização das cirurgias em todo o Estado somando 2.295 procedimentos.

Publicado em 09/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Governo da Paraíba atingiu a meta deste ano na realização de cirurgias de catarata, com 2.295 procedimentos.

De acordo com a subgerente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Selda Gomes, o governo federal investiu cerca de R$ 2 milhões nas cirurgias que foram realizadas este ano na Paraíba. Segundo ela, novas cirurgias deverão acontecer em 2014, mas a programação dos mutirões ainda será estruturada.

Vários municípios realizaram os mutirões para a realização das cirurgias em todo o Estado, a exemplo de Sousa, Patos, Guarabira, Solânea, Piancó, Monteiro, Itabaiana, Itapororoca, Catolé do Rocha, Picuí, Pombal e Cajazeiras, neste último caso quando foi realizado um mutirão ontem e na última quinta-feira, quando foram feitos 76 procedimentos, fechando um total de 464 somente este ano. Este último mutirão conseguiu beneficiar a população de 15 municípios que integram a 9ª Região de Saúde.

Conforme a subgerente, no ano passado o governo do Estado não havia recebido a verba para a realização das cirurgias, mas a demanda reprimida era de mais de cinco anos, de pacientes que aguardavam o procedimento.

Ela explicou que a catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino e que começa a aparecer geralmente a partir do cristalino, que é uma lente localizada dentro do olho e fica opaca, causa diminuição da visão e não melhora mesmo com o uso de óculos.

Para o tratamento da catarata, quando a visão não melhora de modo satisfatório com a correção dos óculos, é sempre cirúrgico e dessa forma possui um custo elevado (mais de R$ 1 mil, para cada olho), sendo o seu valor considerado o gerador de grandes filas de espera por todo o Estado.

Os procedimentos, realizados com verba federal, são também uma iniciativa do Ministério da Saúde, que busca reduzir o tempo de espera, zerar as filas no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o número de cirurgias eletivas no país. A cirurgia de catarata é a mais procurada pelos usuários do Sistema Único de Saúde.

Durante a ação, o paciente passa por uma triagem, avaliação de exames e, em seguida, o procedimento cirúrgico.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp