icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Game paraibano conquista prêmio no SBGames

Xilo foi considerado o melhor jogo do 10° Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digita.

Publicado em 10/11/2011 às 18:21

Um quarteto paraibano conquistou, com o game Xilo, o principal prêmio do 10° Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), considerado um dos maiores da América Latina. O jogo de ação que se passa no Nordeste tem como personagem principal o sertanejo Biloiu que enfrenta seres folclóricos como mula-sem-cabeça e curupira.

Ricardo Oliveira, colunista do Jornal da Paraíba Online, já jogou o Xilo e conta sua experiência no Blog Diversitá.

No SBGames, Xilo, que faz referência à xilogravura (técnica de gravura que utiliza madeira), venceu na categoria Melhor Jogo pelo júri popular e Melhor Som e Efeitos Sonoros pelo júri técnico. “A categoria Melhor Jogo é a mais importante porque votam as pessoas que jogaram e ainda todos os participantes do evento”, disse Rodrigo Motta, idealizador e game designer do Xilo.

Na equipe do game Xilo ainda estão Diego Braga (programador), Trigueiro Júnior (animação) e André Torres (efeitos sonoros).

O game, que tem trilha sonora do grupo paraibano Cabruêra e ainda usa a literatura de cordel para narrar a trama da aventura, estava competindo com mais 54 jogos nacionais na categoria PC.

Já na categoria web, o game paraibano Rota Sonora ficou em 3º lugar no júri técnico.

Jogo
O sertanejo Biliu deve ser o único da sua família que não será infectado por uma grave doença e por isso vai viajar em busca da cura. No desenrolar da trama ele vai se tornar um cangaceiro. Em cada fase, Biliu terá que encontrar seis partes de uma xilogravura que foi quebrada. “É como se cada criatura do folclore nordestino tivesse um amuleto que é uma xilogravura. E é o que mantém essa criatura vivendo na realidade do jogo, mas alguém vai quebrar todas essas xilogravuras e enfurecer as criaturas folclóricas”, explicou Rodrigo.

Quando Biliu consegue montar a xilogravura que foi quebrada, aparece o ser folclórico que ele terá que enfrentar. Em seguida, Biliu passa para a próxima fase. Em cada fase o sertanejo terá armas diferentes. Na fase do curupira, por exemplo, Biliu vai soltar fogo e já na da mula-sem-cabeça ele jogará ferraduras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp