ECONOMIA
Feira Municipal do Trabalho acontece em João Pessoa
Feira Municipal do Trabalho, que começa hoje, oferece vagas e oficinas de qualificação profissional.
Publicado em 28/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:31
A segunda edição da Feira Municipal do Trabalho vai possibilitar o aumento de contratações e a criação ou ampliação de micronegócios na cidade de João Pessoa. O evento, organizado pela Secretaria do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), acontece hoje e amanhã no Ponto de Cem Réis, oferecendo inscrição no Banco Cidadão, cadastro no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) e oficinas de qualificação profissional em áreas demandadas pelos empregadores da capital.
Considerando um cenário econômico em que as empresas fazem cortes de funcionários e que o crédito produtivo segue com taxas altas, o secretário do Trabalho, Diego Tavares, destaca que a Feira Municipal do Trabalho pode apoiar quem está em busca de um emprego, tanto na colocação imediata na vaga, como no acesso à capacitação, para concorrer com mais vantagem a um posto de trabalho.
“Já no que se refere ao crédito, verificamos que o mercado passa por oscilações e isto compromete os microempreendedores que precisam investir na sua atividade, ou aqueles que perderam o emprego e querem abrir um pequeno negócio. Mas no Banco Cidadão, além de darmos capacitação sobre a gestão deste negócio, nós disponibilizamos empréstimos no valor de até dez salários mínimos e com taxa de juros de 0,9% ao mês, bem abaixo do que é praticado no mercado”, contou o secretário.
Segundo ele, o Banco Cidadão é uma importante ferramenta para a manutenção do emprego e da renda na capital. “A partir do momento em que o empreendedor investe no seu negócio, ele cresce e pode criar um novo posto de trabalho, assegurando um emprego para um pai de família”, destacou Diego Tavares.
Atraída pela taxa de juros de 0,9% ao mês, Bianca Carvalho procurou o Banco Cidadão para ampliar sua copiadora, incluindo serviços gráficos. “Este empréstimo trouxe muitos benefícios para meu negócio. Com o maquinário que eu adquiri com o crédito do Banco Cidadão, pude oferecer mais serviços e com maior qualidade, o que fez com que minha clientela aumentasse”, contou a empreendedora.
INSCRIÇÃO
Para participar do Banco Cidadão, o interessado deve se dirigir à sede do programa na avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, ao lado da praça Antenor Navarro, portando RG, CPF e comprovante de residência atual. O proponente não pode estar inadimplente nos cadastros de proteção ao crédito.
INSERÇÃO
O Sine-JP estará presente na Feira, disponibilizando as oportunidades de empregos captadas com as empresas parceiras. “Nosso objetivo é estarmos mais próximos da população e incentivarmos as contratações. Também temos o cuidado em atender a população jovem que está em busca do primeiro emprego. Além disso, faremos a habilitação ao seguro-desemprego”, afirmou o coordenador do Sine-JP, Adenio Neto.
OFICINAS
A segunda edição oferece mais de 600 vagas para as capacitações nas áreas de empreendedorismo, logística, gastronomia, educação ambiental, automação pneumática, marketing pessoal e produção de eventos, entre outras. Segundo a coordenadora de Intermediação de mão de obra do Sine-JP, Lilian Pereira, os temas das oficinas foram escolhidos conforme as demandas das empresas da capital.
PROGRAMAÇÃO
Dia 28 (terça-feira)
8h - Credenciamento dos participantes
9h - Auditório: Abertura da Feira
Manhã: início às 9h
Sala 01: Talento adaptável: empreendendo sua carreira – ABRH-PB
Sala 02: Produção de Moda - Unipê
Sala 03: Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável – Sest/ Senat
Sala 04: Gestão de logística - Senai Bayeux - direcionada à construção civil, com apresentação da NR18 e NBR 12284.
Sala 05: Práticas gerenciais com foco em resultados - Sebrae
Tarde: início às 14h
Auditório: Trabalho como forma de inclusão social na economia solidária.
Sala 01: SEI Crescer – Sebrae - O SEI é o conjunto de soluções do Sebrae para a capacitação do microempreendedor individual.
Sala 02: Técnicas de oratória: arte de falar em público – Sebrae
Sala 03: Gastronomia: do tradicional às novas tecnologias – FPB
Sala 04: Técnicas básicas sobre segurança do trabalho - Senai Bayeux
- vivenciar experiências práticas à luz da teoria sobre segurança no trabalho.
Sala 05: Tecnologia e oportunidades - Unipê
Dia 29/04 (quarta-feira)
Manhã: início às 9h.
Sala 01: Gestão de pessoas com foco em resultados – ABRH-PB
Sala 02: Produção e gestão de eventos – IFPB
Sala 03: Cuidador de idoso: uma profissão em ascensão - Escola técnica de Saúde – UFPB - Aspectos legais e mercado de trabalho. Cuidados práticos com a saúde do idoso.
Sala 04: Automação pneumática - Senai JP - Conhecimento de sistema movido a ar comprimido.
Sala 05: Marketing pessoal – Unipê
Tarde: início às 14h
Auditório: Audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho
Sala 01: Case de sucesso na Comunidade Chã Jardim. A comunidade de Chã Jardim mostra aos visitantes a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.
Sala 02: Navegar com segurança na internet - IFPB
Sala 03: Saúde e qualidade de vida: Ferramentas indispensáveis para as ações do trabalhador - Escola técnica de Saúde – UFPB - vivenciar de forma prática a anatomia morfofuncional do trabalhador, epidemiologia das patologias laborais, ergonomia e relações com as atividades laborais.
Sala 04: Novas regras do seguro-desemprego - SRTE (TEM) - Atualizar as empresas em relação às últimas mudanças do seguro-desemprego, o empregador Web e as regras de encaminhamento do Sine-JP através da IMO.
Sala 05: O condutor de veículos de emergência: transportando vidas com segurança – Sest/ Senat
Comentários