icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Secap adquire munições para curso de agentes penitenciários

Curso de formação para o novo grupo de agentes penitenciários tem carga horária de 100 horas, assim como prevê o edital do concurso, e será dividido em cinco módulos.

Publicado em 02/09/2010 às 17:24

Da Redação
Com Secom-PB


A Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) recebeu, nesta quinta-feira (2), o carregamento de munições não letais destinadas ao curso de formação dos novos agentes penitenciários. Enquanto aguarda a liminar do Tribunal de Justiça da Paraíba para a convocação dos novos agentes penitenciários concursados, um curso completo de capacitação voltado para atuação no sistema prisional foi elaborado pela Escola de Gestão Penitenciária (Egepen).

“Adquirimos munições não letais e nos preocupamos com os mínimos detalhes do curso de formação, porque o nosso objetivo é garantir que esses novos agentes possam executar suas funções dentro do sistema penitenciário com toda segurança e eficiência”, disse o secretário Carlos Mangueira.

O curso de formação para o novo grupo de agentes penitenciários tem carga horária de 100 horas, assim como prevê o edital do concurso, e será dividido em cinco módulos. O primeiro módulo tem carga horária de 20 horas e terá como enfoque a administração penitenciária, apresentando conhecimentos sobre o Estatuto do Servidor Público; a Lei de Execuções Penais; Direito Penal e Processual Penal; e Redação Oficial.

O módulo II, com carga horária de 8 horas, tratará da saúde e qualidade de vida, orientando sobre primeiros socorros, enquanto o módulo III orientará o egresso sobre segurança e disciplina com noções de rotinas e procedimentos operacionais; procedimentos disciplinares e sindicâncias; direitos fundamentais dos presos; gerenciamento de crise; e inteligência penitenciária. A carga horária do módulo III é de 28 horas.

O módulo IV tem como enfoque as relações humanas e a reinserção social. Com carga horária de 20 horas, treinará os futuros agentes com técnicas de mediação de conflitos; comportamento humano em instituição carcerária; psicologia das relações interpessoais; direitos humanos, ética e cidadania; e criminologia clínica.

Por fim, o módulo V, com carga horária de 24 horas, se destinará especificamente para atividades práticas, com a utilização de equipamentos de proteção e tiros defensivos; defesa pessoal e técnicas de imobilização.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp