ECONOMIA
Engenhos são um dos atrativos do roteiro
No Brejo paraibano antigos engenhos, museu da rapadura e da cachaça fazem parte do roteiro turístico.
Publicado em 23/06/2012 às 6:00
Os engenhos são um dos atrativos da região do Brejo paraibano.
A região já chegou a possuir mais de 800 engenhos, no século XIX. Hoje, menos de 10% destes ainda estão na ativa.
No entanto, alguns estão preservados e fazem parte do roteiro turístico da região, como o Museu da Cachaça e Rapadura, no campus de Areia da Universidade Federal da Paraíba, que estão sendo explorados pelo turismo de experiência.
O engenho Triunfo, em Areia, faz parte de mais um roteiro turístico diferenciado. Funcionando há cerca de seis anos, o engenho vende hoje em torno de 250 mil garrafas de cachaça por mês.
Mais do que produzir e vender cachaça, a proprietária do engenho, Maria Júlia Albuquerque, investe no turismo, com ações criativas, inovadoras e rentáveis.
Ao receber os turistas, ela mostra o funcionamento do engenho e oferece uma degustação de cachaça com frutas da estação e de outros produtos agregados, como o sorvete de cachaça.
“Esse não é um engenho tradicional. Ele nasceu de um sonho da nossa família”, diz Maria Júlia ao receber os turistas e conta a história de empreendedorismo, dificuldades e sucesso por que passou.
Depois, mostra as ações sustentáveis do engenho, como o reuso da água usada no processo de produção da cachaça e o reaproveitamento do bagaço da cana.
Por fim, convida os visitantes a um aconchegante espaço para degustação e compra de produtos associados.
Além de vender diversos tipos de cachaça, são vendidos copos, artesanato e o doce de Esther Vilar, do engenho Laranjeiras. Mais um exemplo de produção associada ao turismo, economia criativa e inovação.
Comentários