CULTURA
50 anos celebrados com CD ao vivo
Com seis CDs que garantem mais de sete horas de música, box 'Made in California' repassa as cinco décadas de carreira dos Beach Boys.
Publicado em 21/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:10
Na semana passada, o jornal inglês The Guardian publicou uma declaração do vocalista Mike Love dizendo que “forças externas” estragaram a turnê que celebrou os 50 anos dos Beach Boys, em 2012, referindo-se a pessoas dentro da tour que atrapalharam a “reconciliação criativa” dele com o primo Brian Wilson e Al Jardine.
Essa turnê ganhou registro em DVD e CD sob o título The Beach Boys Live – The 50th Anniversary Tour. O primeiro foi lançado no começo do ano (e resenhado pelo JP em 12 de fevereiro) pela Universal Music, e relançado agora, pela EMI, ao mesmo tempo do CD, duplo, que permanecia inédito.
O show é o mesmo do DVD, com seus 38 números, mas como a reportagem já havia assinalado, assistir a um time tão bom mal entrosado no vídeo é decepcionante. O áudio, contudo, é afinado.
Apoiado por uma super banda, os cinco “garotos da praia” (Love, Wilson e Jardine, mais Bruce Johnston e David Marks) relembram os grandes clássicos (‘Surfin’ safari’, ‘God only knows’, ‘Good vibrations’) com habilidade. De quebra, temperam o repertório com músicas novas, como ‘That’s why god made the radio’, que dá nome ao disco de inéditas lançado em 2012.
O jubileu de ouro dos Beach Boys ainda rende, no final deste mês, um baú de tesouros. Sai nos Estados Unidos o box Made in California, com seis CDs que garantem mais de sete horas de música, incluindo 60 faixas nunca lançadas anteriormente, repassando as cinco décadas de carreira.
Comentários