icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PT recebe proposta de aliança com Veneziano Vital no 1º turno

Presidente estadual do PT disse que a Executiva Estadual vai examinar se proposta de aliança preenche os requisitos exigidos.

Publicado em 06/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/07/2023 às 12:26

Em plena terça-feira de Carnaval, cinco membros da Executiva Estadual do PT protocolaram a proposta de aliança no primeiro turno com a candidatura de Veneziano Vital do Rêgo, do PMDB, ao governo do Estado. A proposta agora será levada para o encontro estadual de delegados do partido, que será realizado no dia 22 de março. Se for aprovada, o PT terá de desistir da candidatura própria da advogada Nadja Palitot.

A proposta de uma candidatura fora do PT foi apresentada pelos petistas Giucélia Figueiredo, Frei Anastácio, Lenildo Morais, Josenilton Feitosa e Ângela Maria dos Santos Pereira. O grupo já havia divulgado uma carta aberta defendendo a aliança do partido com o PMDB e o nome de Lucélio Cartaxo para o Senado.

“Em sendo vitoriosa a proposta, nós vamos ter a aliança com o PMDB”, disse Giucélia, para quem a candidatura de Nadja não tem sustentabilidade. “Ou a gente vai caminhar com o PMDB, que é o nosso aliado nacional, ou nós não vamos ter na Paraíba um palanque competitivo e forte para Dilma”.

Pelo calendário interno do PT, o registro de proposta de candidatura fora do partido teria de ser feito até o dia 3 de março. Diz o regimento que a proposta deve ser subscrita por no mínimo 1/3 da Executiva (cinco membros) ou do Diretório Estadual (15 membros). Segundo Giucélia, a proposta cumpriu os critérios estatutários, já que foi subscrita por cinco nomes da Executiva Estadual. “Essa proposta vai ser levada para o encontro de delegados e esse encontro é que define se terá ou não aliança com o PMDB”, disse Jackson Macedo, responsável pela organização do calendário eleitoral do partido.

O presidente estadual do PT, Charliton Machado, disse que a Executiva Estadual vai examinar se a proposta de aliança com o PMDB preenche os requisitos exigidos pelos estatutos do partido. Ele informou que estava em viagem e só na parte da tarde de hoje é que vai se inteirar melhor do assunto. “A Executiva vai conferir se tá tudo ok, se a proposta atendeu às exigências previstas no regimento do partido”, afirmou.

De acordo com informação divulgada pelo jornalista Ilimar Franco, na coluna Panorama Político, do Jornal O Globo, o PT terá candidatura própria em 11 Estados, que são: Tarso Genro (RS), Alexandre Padilha (SP), Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Farias (RJ), Fernando Pimentel (MG), Delcídio Amaral (MS), Agnelo Queiroz (DF), Tião Viana (AC), Ângela Portela (RR), Wellington Dias (PI) e Rui Costa (BA).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp