icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ibama apreende 215 kg de carne de caranguejo-uçá em Marcação

Caranguejo-uçá encontra-se no período de defeso da 'andada', só podendo ser comercializados com a devida declaração de estoques ao Ibama.

Publicado em 03/02/2011 às 20:17

Da Redação

Equipe de fiscalização do Ibama apreendeu hoje (3) 198 kg de carne de caranguejo-uçá desfiada e mais 17 kg de patolas que seriam comercializadas sem a devida declaração de estoque, em Marcação, Litoral Norte do Estado da Paraíba, que fica localizado a 66 km da Capital.

De acordo com o Superintendente do Ibama na Paraíba, Ronilson José da Paz, no período 3 a 8 de fevereiro de 2011, o caranguejo-uçá encontra-se no período de defeso da 'andada', só podendo ser comercializados com a devida declaração de estoques ao Ibama. "Este é o sétima ano de proibição oficial de captura do caranguejo-uçá, que visa a proteger o período de reprodutivo da espécie", concluiu.

A "andada" é o comportamento característico do caranguejo-uçá, que ocorre em seu período reprodutivo, quando machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos, ficando .

O defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) no período da "andada" para 2011 foi regulamentado através da Instrução Normativa Interministerial nº 1/2011, do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente e vale para todos os Estados onde há ocorrência da espécie (Pará, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo), e durante estes períodos ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de partes isoladas ou do crustáceo vivo, sem a devida declaração de estoque no IBAMA. Tomado-se como parâmetro as maiores amplitudes de maré e as fases da lua nova e cheia, o período de defeso ficou assim definido:

janeiro - 05 a 10/01/2011 e 20 a 25/01/2011
fevereiro - 03 a 08/02/2011 e 19 a 24/02/2011
março - 05 a 10/03/2011 e 20 a 25/03/2011

O produto apreendido foi doado ao Exército Brasileiro e os comerciantes foram autuados em quase R$ 5 mil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp