icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Tubarão volta mais feroz

Clássico que impulsionou a carreira do diretor Steven Spielberg foi lançado em blu-ray pela Universal Pictures, e acaba de chegar às lojas.

Publicado em 01/11/2012 às 6:00


O blu-ray de Tubarão (Jaws) faz o DVD parecer um peixinho dourado. É piada, mas não deixa de ter lá sua verdade.

Lançamento da Universal Pictures que acaba de chegar às lojas (ao preço salgado de R$ 79,90), o clássico de Steven Spielberg ganhou uma baita edição, com embalagem caprichada, uma fartura de extras e, claro, uma bela “mão de tinta” no filme.

Lançado em 1975, Tubarão narra a história de um uma pacata cidade litorânea que é aterrorizada por um imenso predador de dentes afiados e muita fome. Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw formam a brigada que enfrenta o monstro.

Com altas doses de suspense – boa parte graças aos recursos limitados da época, como afirma o diretor nos extras – o filme se tornou um marco e projetou, em definitivo, a carreira de Spielberg.

Tubarão ganhou uma excelente restauração para seu lançamento em blu-ray. O filme entrou na cota de obras-primas da Universal que ganharam lançamento especial para celebrar os 100 anos do estúdio, e isso inclui a restauração da obra em 4K (qualidade quatro vezes superior aos atuais 1080p das TVs full HD).

O resultado é um filme com uma qualidade até melhor do que quando chegou aos cinemas em 1975, como admite Spielberg nos extras. Além da meticulosa restauração dos frames e uma correção de cor apropriada, o som foi remixado para 7.1 canais.

O material extra que acompanha a edição também é para saciar a fome dos fãs. A soma do inédito ‘O Tubarão Ainda Funciona: O Impacto e o Legado de Tubarão’ com ‘Os Bastidores de Tubarão’ (aqui numa versão ampliada em relação ao DVD) somam quase quatro horas de papo sobre os bastidores do filme.

Infelizmente, apenas ‘Tubarão: A Restauração’, de pouco mais de oito minutos, está em alta definição. O restante foi extraído de uma série de entrevistas feitas em 1995, parte delas utilizada no DVD duplo lançado em comemoração aos 30 anos do filme. De quebra, o blu-ray ainda traz um belo livreto e ainda um disco com a cópia digital do longa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp