icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Salto alto pode causar dores

Uso de calçados pode trazer problemas para coluna, pés e joanetes. Médicos dizem que é preciso evitar o exagero.

Publicado em 26/02/2012 às 16:05


Há quem diga que ele deixa a mulher mais elegante, com a postura mais definida e até mais feminina, entretanto o uso frequente de sapato de salto alto pode acarretar sérios problemas, nos tornozelos, joelhos e até na coluna lombar de quem o utiliza.

As mulheres devem ficar atentas, não utilizar de maneira contínua o salto alto, dar prioridade aos modelos que não ultrapassem 3 cm de salto e que sejam preferencialmente do tipo plataforma.

De acordo com o médico ortopedista Martinho Pontes, a curto prazo o uso do salto alto pode provocar dores e o surgimento de bolhas já que o peso do corpo fica todo concentrado na parte da ponta dos pés, sobrecarregando a área já que é reduzida a participação do calcanhar para sustentação do corpo.

A médio prazo podem ocorrer deformidades nos pés das mulheres que utilizam o salto diariamente. Dores, bolhas, calos e, com o tempo, deformidades permanentes podem ser causadas pelo uso contínuo deste tipo de sapato.

Já a longo prazo o problema pode ficar mais grave, culminando em uma artrose que é o desgaste das cartilagens das articulações. Como citado anteriormente ao utilizar o salto alto algumas articulações ficam sobrecarregas, gerando o desgaste da cartilagem. Entre os problemas decorrentes do uso do salto alto estão ainda halux valgo, popularmente conhecido por joanete e encurtamento do tendão de aquiles, ligamento que reveste o calcanhar.

A coluna lombar, considerada o eixo de sustentação do corpo, é muito afetada pelo uso do salto alto. O centro de gravidade do corpo é jogado para frente e para manter a postura é provocada uma curva acentuada na coluna, ou seja, uma hiperlordose.

“O salto alto provoca a elevação na altura do calcanhar, altera a biomecânica postural, aumentando a pressão na região anterior do pé e alterando a biomecânica. Outro fator bastante relevante é que o risco de entorse é 70% maior nas pessoas que usam salto alto,” afirmou o ortopedista Martinho Pontes.

Em saltos com até 3cm de altura o peso é distribuído proporcionalmente entre o calcanhar e a parte da frente do pé, já nos casos de salto alto, 90% do peso do corpo fica concentrado na ponta dos pés.

O médico ainda explicou que o uso adequado do sapato é importante na prevenção de dores nos pés, tendo em vista que em média 70% da população apresenta algum problema ou dor nos pés em algum momento na vida.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp