CULTURA
Obras de Portinari estão online
Acervo digital reúne mais de cinco mil obras, além de documentos e depoimentos sobre o trabalho de Portinari.
Publicado em 04/02/2012 às 6:30
Organizado pelo filho do artista plástico, João Candido Portinari, o Projeto Portinari vem reunindo um dos mais importantes arquivos multimídia existentes sobre o pintor paulista.
O acervo do projeto é o resultado do levantamento e catalogação de mais de cinco mil obras entre pinturas, desenhos e gravuras, além de aproximadamente 30 mil documentos relacionados a elas.
Entre tais documentos se encontram correspondências, recortes de periódicos, livros, textos, fotografias de época, depoimentos, catálogos de exposição e de leilão.
Foi realizado também um Programa de História Oral que resultou em 74 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas.
Nomes como o arquiteto Oscar Niemayer e o escritor Jorge Amado (1912-2001) estão entre os depoentes que contribuíram para a análise da vida e obra de Cândido Portinari, além das preocupações estéticas, artísticas, culturais, sociais e políticas da sua geração.
DEFINITIVO
Dentre tipos de monografias e estudos, um catálogo 'Raisonné' é a mais definitiva e completa fonte de referência sobre a obra de um artista.
Lançado em 2004, Cândido Portinari – Catálogo Raisonné é o primeiro catálogo de obra completa de um pintor da América latina.
Resultado de um trabalho de 25 anos, o catálogo reúne 4.991 obras autênticas em cinco volumes impressos, além de um CD-ROM com todos os índices, matérias de apoio à leitura e estudo, textos avulsos e a possibilidade do usuário fazer pesquisas por tema, data e título.
Comentários