CULTURA
Série 'Mad men' é renovada por mais duas temporadas
Produtor e emissora entraram em acordo após semanas de brigas. Porém, 5º ano do premiado seriado vai estrear apenas em 2012.
Publicado em 01/04/2011 às 13:35
Do G1
A premiada série de televisão "Mad men" terá pelo menos mais duas novas temporadas. O acordo foi realizado na noite desta quinta-feira (31) entre o canal AMC, o estúdio Lionsgate e o criador da série, Matthew Weiner.
Nas últimas semanas, a continuidade do programa não esteve garantida devido aos desentendimentos entre o produtor e o canal a cabo.
Apesar de a AMC ter proposto um contrato no valor de US$ 30 milhões com Weiner, ele se rnegou e aceitar algumas reivindicações, como mudanças no elenco e um tempo de transmissão reduzido.
Por conta disso, a AMC havia anunciado durante esta semana que a atração não voltaria à sua grade nos Estados Unidos com a quinta temporada até pelo menos março de 2012. Pelo acordo alcançado nesta quinta-feira, "Mad men" iniciará, de fato, sua quinta temporada em março do próximo ano. Ficou acertado também que Weiner produzirá a sexta temporada da série, além de ter deixado a opção para uma sétima.
"Mad men" é atualmente o seriado dramático mais premiado da TV americana. O programa, exibido no Brasil pela HBO, retrata um grupo de publicitários de Nova York dos anos 1960. Mais do que exibir figurinos impecáveis, a série cria um retrato cultural da época ao mostrar como o feminismo, o aborto, o divórcio e os preconceitos raciais eram encarados até então na sociedade dos EUA.
Desde sua estreia em 2007, "Mad Men" venceu três vezes o Emmy de melhor drama da televisão americana (2008, 2009 e 2010). O canal a cabo paga US$ 3 milhões por episódio da série, que obteve a média de US$ 2 milhões em publicidade por capítulo em 2009, número inferior ao alcançado em 2008 e 2007.
Segundo a imprensa americana, a AMC e a Lionsgate pretendiam cortar dois minutos de cada capítulo, de 47 para 45 minutos – algo que conseguiram, exceto para o primeiro e o último episódios de cada temporada –, a fim de aumentar a presença de publicidade.
Comentários