POLÍTICA
'Hackfest Contra a Corrupção' tem inscrições esgotadas em três dias
Objetivo do evento é desenvolver ferramentas para o combate à corrupção.
Publicado em 18/08/2016 às 10:53
Todas as vagas disponibilizadas para o 'Hackfest Contra a Corrupção', evento promovido em parceria por Ministério Público da Paraíba (MPPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Rede Paraíba de Comunicação, foram preenchidas em menos de três dias. O objetivo do evento é contribuir na implementação de aplicativos na temática de combate à corrupção ou em outras áreas relevantes.
O evento começa na próxima sexta-feira (19), com atividades das 18h às 22h. Segue pelo sábado (20), com programação das 9h às 20h. O encerramento acontece no domingo (21), com ações das 9h às 20h. Em todos os dias do evento, as atividades acontecem na sede do Complexo do Ministério Público em Campina Grande.
Segundo o diretor administrativo do MPPB, promotor Octávio Paulo Neto, a união entre as três instituições é perfeita. "De um lado, o Ministério Público é capaz de fornecer dados importantes sobre essa atividade. O Laboratório Analytics, por sua vez, possui a expertise necessária para agregar e analisar esses dados para produzir conhecimento e aplicações que permitam à população ter uma maior participação no controle do estado. E a Rede Paraíba [de Comunicação] tem como divulgar tudo isso, e fazer a informação chegar a quem interessa", afirmou promotor, que também é coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB.
Foram disponibilizadas vagas para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior, mais precisamente nos cursos de Ciência da Computação (ou áreas afins), Direito, Design ou Arte e Mídia.
O que é Hackfest?
Hackfest, também referido como hack day ou codefest, é o mesmo que hackathon, termo inglês formado pelos vocábulos to hack (fatiar, quebrar, alterar ou ter acesso a um arquivo ou rede); e marathon (maratona). Termo eventualmente aportuguesado para hackatona, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, com o objetivo de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. Por ser um evento público, a maratona dá visibilidade e transparência a essas atividades, além de divulgar os novos produtos gerados.
Comentários