COTIDIANO
Radiação leva três trabalhadores de usina nuclear no Japão a hospital
Complexo ainda está sob risco de acidente grave. Engenheiros retomaram trabalho no reator 3 na manhã desta quinta (24).
Publicado em 24/03/2011 às 8:25
Do G1
Três trabalhadores do reator 3 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, afetada pelos desastres naturais do último dia 11 de março, foram hospitalizados depois de exposição excessiva à radiação, anunciou nesta quinta-feira (24) a agência japonesa de Segurança Nuclear.
Os funcionários instalavam cabos de energia no reator 3. Eles receberam uma radiação entre 170 e 180 milisievert.
A rede de TV local NKH informou que os técnicos foram levados a um hospital em Fukushima. Dois deles foram isolados, internados e seriam transferidos a um instituto especializado em radioatividade na cidade de Chiba. O outro trabalhador foi liberado.
Na manhã desta quinta, engenheiros retomaram os trabalhos no reator 3 da ameaçada usina nuclear. O complexo, bastante afetado, ainda está sob risco de um acidente mais grave, que poderia causar um grande vazamento radioativo.
O trabalho havia sido suspenso na tarde de quarta-feira (23), após fumaça escura ter sido vista no prédio, e os trabalhadores tiveram de ser retirados do local.
Por volta das 16h30 da hora local (4h30 de Brasília), uma espessa fumaça escura foi vista saindo do danificado reator 3 da usina. Esta é a segunda vez em dois dias em que é observada fumaça escura saindo do reator 3, o que indica, segundo os especialistas consultados pela rede de TV local “NHK”, que não se trata de vapor d'água.
A unidade 3 é uma das mais perigosas, porque funciona com uma mistura de urânio e plutônio. Veja matéria completa no G1
Comentários