icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRT anuncia escolha do novo desembargador

Lista tríplice será escolhida pelo TRT,  depois seguirá para o Tribunal Superior do Trabalho, Ministério da Justiça e gabinete da presidenta.

Publicado em 16/05/2012 às 6:30


O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba realizará sessão administrativa no próximo dia 29 para a escolha da lista tríplice com os nomes dos advogados e que vai resultar na nomeação do novo desembargador federal do Trabalho. O anúncio da data da sessão foi feita pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Américo Maia Filho.

O Tribunal recebeu da OAB-PB uma lista sêxtupla com os nomes dos advogados mais votados em eleição direta realizada pela categoria. Com a escolha da lista tríplice pelo TRT, o processo será encaminhado para o Tribunal Superior do Trabalho que, na sequência, enviará para o Ministério da Justiça.

Na última fase de tramitação, o processo segue para a Casa Civil da Presidência da República, quando a presidenta Dilma Rousseff escolherá o novo desembargador. A vaga pertence à classe dos advogados e foi aberta com a aposentadoria do desembargador Afrânio de Melo.

A lista sêxtupla enviada pela OAB ao TRT é formada pelos advogados Leonardo José Videres Trajano, José Edísio Simões Souto, Paulo Antônio Maia, José Mário Porto Júnior, Severino do Ramo Pinheiro Brasil e Hermano Gadelha de Sá.

Segundo o regimento interno do Tribunal do Trabalho, a escolha acontecerá em sessão pública, com o quórum de dois terços de seus desembargadores, além do presidente. Cada desembargador terá a relação dos candidatos, com a cópia dos respectivos currículos. Aberta a sessão, o Tribunal apreciará aspectos gerais referentes à escolha dos candidatos, seus currículos, vida pregressa e se satisfazem os requisitos constitucionais exigidos.

A escolha dos nomes que integrarão a lista acontece em voto secreto. A primeira votação escolhe o primeiro nome da lista. Depois acontece uma nova votação para o segundo colocado e mais uma para o terceiro. Em cada turno será escolhido o advogado que obtiver votos da maioria absoluta. Ou seja, metade mais um do número de desembargadores presentes à sessão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp