icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Guia de Arquitetura Moderna da Paraíba é lançado em João Pessoa

Na Capital, como em Campina Grande, prédios públicos, comerciais e casas de famílias tradicionais se destacavam por apresentar um conceito que fugia dos padrões existentes na época.

Publicado em 27/05/2010 às 18:30

Da Redação

Com cerca de 50 obras espalhadas por João Pessoa e Campina Grande, um guia montado por arquitetos pesquisadores e está sendo lançado nesta quinta e sexta-feira (27) no 3º Seminário Docomomo Norte-Nordeste, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Seguindo o roteiro proposto, é possível conhecer, além da beleza e valor das construções urbanísticas modernas, um pouco mais da história destas que são as duas maiores cidades do estado. Na Capital, como em Campina Grande, nas décadas de 60 e 70, prédios públicos, comerciais e casas de famílias tradicionais se destacavam por apresentar um conceito moderno, que fugia dos padrões existentes na época.

Durante o evento serão ainda relançados os livros Jardins Históricos Brasileiros e Mexicanos, da arquiteta Ana Rita Sá Carneiro, e Brasília - Cidade Moderna, Cidade Eterna, de Frederico Holanda. Os dois autores estarão, às 16h, autografando suas publicações respectivamente, nesta quinta e sexta-feira.

O lançamento do guia, fruto do Laboratório de Pesquisa, Projeto e Memória da Universidade Federal da Paraíba e é parte do evento que reúne arquitetos do Norte/Nordeste para discutir o reconhecimento, a preservação e intervenção em obras modernas presentes nestas regiões. Palestras, mesas redondas, sessões temáticas de apresentação oral de trabalhos e apresentação contínua de painéis eletrônicos também fazem parte da programação.

O Docomomo é uma organização não-governamental, com representação em mais de 40 países, fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda. É uma instituição sem fins lucrativos e está sediada atualmente em Barcelona, na Fundació Mies van der Rohe, e é um organismo assessor do World Heritage Center da Unesco. Os objetivos do Docomomo são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp