CULTURA
Espaço Cultural será entregue no dia 27
Inauguração será marcada com uma série de atrações culturais; acessibilidade e sustentabilidade marcam o novo Espaço.
Publicado em 30/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:59
Falta menos de um mês para que a fita vermelha seja cortada e seja reinaugurado o Espaço Cultural José Lins do Rego, de acordo com o presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, a Funesc, Lau Siqueira. A data de entrega do equipamento será 27 de junho.
A inauguração será marcada com uma série de atrações culturais que ainda estão sendo fechadas. Por enquanto, apenas o grupo Maracatu Leão da Fronteira, do município de Pedras de Fogo, foi confirmado. “Traremos atrações que representem a cultura nordestina, além de uma nacional”, adiantou Lau.
De acordo com Siqueira, toda a estrutura do complexo foi alterada, como a iluminação, redes hidráulica e elétrica. “O piso e o teto foram totalmente trocados, os estacionamentos e banheiros reformados. A mudança geral traz mais segurança à população", disse.
O presidente da Funesc declarou que o projeto visa a um maior conforto e sustentabilidade ao complexo. “Com a nova instalação elétrica e uma climatização diferente, vamos economizar mais de 60% de energia elétrica. O cinema e teatro estarão mais acessíveis e contarão com uma acústica adequada”, acrescentou.
Essas mudanças diminuíram a capacidade das salas, que agora priorizam assentos especiais e a mobilidade do público. Ainda referente às mudanças, o Cine Banguê terá projeções digitais e em 35mm.
Outras pequenas reformas que envolveram nova pintura, mudança dos pisos e da iluminação aconteceram na Biblioteca Juarez da Gama Batista e na Galeria de Artes Archidy Picado. As obras de arte do acervo da Funesc também foram restauradas.
O planetário do Espaço Cultural não foi modificado. “Como nosso equipamento digital é bastante moderno e bem conservado, não fizemos nenhuma nova compra, mas está nos nossos planos futuros”, comentou Lau Siqueira.
Foram relocadas a Escola de Música Anthenor Navarro, assim como as salas das orquestras. Com esta segunda etapa de reformas, as obras do Espaço Cultural alcançaram o investimento R$ 49 milhões.
Comentários