icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Nos sotaques da rabeca

Projeto Caravana Rabequeiros de Pernambuco leva seu espetáculo da cultura popular nordestina ao palco da Usina Cultural Energisa.

Publicado em 18/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:07


Neste mês foram seis capitais do Brasil – São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Fortaleza e Natal – até chegar a João Pessoa. Neste sábado, o projeto Caravana Rabequeiros de Pernambuco leva seu espetáculo da cultura popular nordestina ao palco da Usina Cultural Energisa, a partir das 20h.

“Todos os seis shows foram com o teatro cheio por onde a caravana passou”, testemunha Cláudio Rabeca, idealizador do projeto e que divide as apresentações com Maciel Salu, Renata Rosa e Mestre Luiz Paixão. “O público endoida com o os shows”.

Cláudio Rabeca evidencia que será apresentado o “sotaque de cada um” durante o show de uma hora e meia. “Apesar de serem quatro rabequeiros, a gente optou por não ficar no palco juntos”, informa. “Vamos apresentar nossos solos e duetos. No final, juntamos todos”.

Na turnê, Cláudio atenta que a cultura oriunda do Nordeste no Sul do país já tem um público cativo. “Com exceção de Porto Alegre – talvez por ser mais distante – o público sabe o que vai encontrar”, analisa.

O quarteto de rabequeiros é acompanhado na percussão por Gilú Amaral (Orquestra Contemporânea de Olinda) e Guga Amorim (Quarteto Olinda), além das cordas de Rodrigo Samico (Saracotia). Quem assina a direção musical da caravana é Hugo Linns.

De acordo com Cláudio, a ideia da Caravana Rabequeiros de Pernambuco partiu de um disco duplo lançado em 2011 intitulado Rabequeiros de Pernambuco, que compilou o registro sonoro de 24 instrumentistas do Estado vizinho. “O projeto é uma tentativa de levar o CD para os palcos do país”, afirma. “Mostrar também algo novo, vibrante, forte, cheio de energia e dançante”.

A turnê é patrocinada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). O ingresso para a apresentação deste sábado tem o preço único de R$ 5,00.

GRAVAÇÃO DO DVD
Depois da capital paraibana, amanhã a caravana volta para seu Estado de origem para realizar seu derradeiro show, no teatro Santa Isabel, na Praça da República do Recife, a partir das 19h.
Esta última parada também será gravada por quatro câmeras com intuito de produzir material para um futuro DVD, que dependerá também de outros patrocínios, segundo Cláudio Rabeca.

O músico pernambucano ainda revela que está nos planos a caravana continuar, desta vez com mais quatro rabequeiros no palco, e um festival onde o instrumento será o protagonista em Pernambuco.

“Antigamente, mal se ouvia falar da rabeca. Hoje temos mais espaços na mídia e as pessoas conhecem”, atesta.

“Tradicionalmente o instrumento é passado de pai pra filho, principalmente no interior. Não tem escola, nem universidade”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp