VIDA URBANA
ONG precisa de tanques de reabilitação para tartarugas resgatadas
Duas tartarugas Olivas foram resgatadas no porto de Cabedelo. Elas estavam presas em rede de pesca. ONG fez o resgate mas está sem tanques para abrigá-los.
Publicado em 08/09/2009 às 11:00
Da Redação
Duas tartarugas da espécie Oliva (Lepdochelys olivacea) foram resgatadas na manhã desta terça-feira (8) no porto de Cabedelo, no Litoral Norte da Paraíba. A ONG Guajiru recolheu os animais, mas está sem tanques para abrigá-los e pede apoio da população.
Segundo a fundadora da ONG, Rita Mascarenhas, as tartarugas adultas estavam presas em redes de pesca e foram resgatadas por pessoas que estavam no porto. Na tentativa de se soltar, as tartarugas se machucaram bastante na rede. Elas medem cerca de 70 cm e necessitam de medicamentos e tanques de reabilitação maiores.
A Guajiru existe desde 2001 e conta com três tanques de reabilitação, sendo dois de 100 litros e outro de 310 litros. Que são pequenos para esses novos animais.
Este ano a Guajiru resgatou três tartarugas Olivas. Em julho, foi encontrada uma tartaruga Oliva que estava boiando nas água do mar do Poço. Ela sofre de paralisia em três nadadeiras e não pode ser devolvida ao mar, ocupando um dos tanques integralmente.
Quem quiser colaborar com o projeto Guajiru pode fazer sua contribuição através do SOS Tartaruga (83) 9129-7496.
Comentários